Publicidade

Cotidiano

Umuarama entre as dez que mais geraram empregos em maio

02 de julho de 2024 às 11:26
Publicidade

A cidade está entre os dez municípios paranaenses que mais geraram empregos no mês de maio, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O município encerrou o mês com o saldo positivo de 156 contratações com carteira de trabalho assinada; 33 a mais do que o mesmo período do ano passado.

O setor de serviços, a propósito do que é observado no Estado em geral, foi o responsável pelo maior número de contratações (93). Em seguida está a indústria (32) e o terceiro segmento que mais contratou foi o da construção (28). Considerando o acumulado do ano, Umuarama comemora a marca de 34.066 colocações no mercado formal.

“O Paraná vive um bom momento econômico e a realidade em Umuarama não é diferente. Acreditamos que os índices poderão melhorar ainda mais no decorrer do ano, com contratações também motivadas pelo comércio, principalmente, como reforço às vendas em datas comemorativas”, avalia o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto.

Os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos com ensino médio completo foram os que mais conseguiram oportunidades de trabalho na cidade no mês de maio. O público masculino representa a maioria das contratações.

O presidente da Aciu ressalta a importância das pessoas que estão em busca de um emprego, buscarem qualificação. “Sabemos que mais de 700 vagas de emprego estão abertas na cidade, principalmente na área da indústria, e que muitas vezes demoram para serem preenchidas por falta de capacitação dos candidatos. Cursos gratuitos são disponibilizados pela própria agência do trabalhador e o público deve aproveitar essas oportunidades”.

Estado

Os dados do Caged mostram que o Paraná ocupa posição de destaque e foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024. Entre janeiro e maio, foram gerados 96.019 novos postos de trabalho em todo o Estado, resultado da diferença entre as 880.456 admissões e os 784.437 desligamentos registrados em 2024.

Tags: Aciu, Umuarama

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE