Publicidade

Educação

Equipe do IFPR Umuarama representa o Brasil na Maior feira de engenharia do mundo

05 de julho de 2024 às 08:30
Assessoria
Publicidade

Os estudantes do ensino integrado em Química Giovanna Pereira do Prado e Alan Matheus Carneiro Martins, do Instituto Federal do Paraná – campus Umuarama, sob a orientação dos professores Giselle Giovanna do Couto de Oliveira e Otávio Akira Sakai, desenvolveram um nanocurativo biodegradável e maleável contendo nanopartículas de prata — detentoras de propriedades antimicrobiana — que pode contribuir no tratamento da resistência a antibióticos em feridas da pele humana.

Os estudantes após terem sido selecionados na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), foram finalistas na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior feira de ciências para estudantes pré-universitários do mundo, que aconteceu de 11 a 17 de maio em Los Angeles, nos Estados Unidos.

De acordo com a estudante Giovanna, “É um lugar incrível que eu nunca imaginei visitar. É uma experiência maravilhosa e única, um evento que promove muito conhecimento e que nunca esquecerei. Desejo que todos que fazem projetos de pesquisa possam vivenciar algo assim, pois é extremamente gratificante chegar até aqui. A ISEF me deu a oportunidade de conhecer lugares inimagináveis, conversar com pessoas de todo o mundo e fazer amizades para a vida toda. É um evento sensacional”.

Outro integrante, Alan, compartilhou sua experiência: “Achei uma experiência muito interessante, porque quando comecei na iniciação científica no ensino médio, nunca imaginei que teria uma oportunidade como essa, de ir com um projeto para uma feira internacional representar o Brasil”.

Sobre o impacto no futuro de participar da ISEF, Alan acrescentou: “Acredito que, além de ser uma experiência que expande nossos horizontes e nos faz considerar possibilidades de estudar no exterior, também renova a esperança de continuar trabalhando com pesquisa. Apesar de tudo, existe ciência de qualidade no Brasil”.

Sobre a Regeneron ISEF – A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira foi composta, no total, por 28 estudantes – 16 deles selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Os demais foram selecionados pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS).

A participação dos estudantes do IFPR na ISEF não só destacou o talento e a dedicação dos jovens cientistas brasileiros, mas também reforçou a relevância da ciência de qualidade que é desenvolvida no Brasil, inspirando futuras gerações de estudantes do ensino médio a seguirem o mesmo caminho.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE