Segurança Missão Paraná
Região Noroeste do Paraná registra queda de 42,8% nos homicídios e 45% em roubos
Do total de municípios que compõe a região, 18 deles (64,2%) não registraram nenhuma ocorrência desse tipo neste ano
26/07/2025 12h00
Por: Alex Miranda
Paulo Vieira/SESP

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná apresentou nesta semana, na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), em Paranavaí, os dados consolidados mais recentes de criminalidade nos 28 municípios da região Noroeste. O número de homicídios dolosos caiu próximo da metade (42,8%) na comparação entre os meses de janeiro a maio de 2024 com o mesmo período deste ano — de 21 para 12 casos. Do total de municípios que compõe a região, 18 deles (64,2%) não registraram nenhuma ocorrência desse tipo neste ano.

Os roubos também tiveram redução expressiva nos períodos de janeiro a maio, passando de 99 em 2024 para 54 ocorrências no período deste ano, o que representa uma queda de 45%. Já os furtos diminuíram cerca de 8%, e os casos envolvendo furtos e roubos de veículos recuaram 11%, passando de 108 para 96 registros. Além disso, o volume de maconha apreendida aumentou 435,96% no primeiro semestre de 2025 na comparação com janeiro a junho de 2024, resultado do reforço no policiamento e da troca de informações entre as forças de segurança da região. 

A apresentação faz parte das ações da Missão Paraná, iniciativa inédita que leva, temporariamente, a sede da pasta para o Interior do Estado. “O objetivo é promover o diálogo direto dos comandantes das forças de segurança com prefeitos, vereadores, deputados, associações e população, e reforçar o compromisso com a transparência e a atuação integrada das forças de segurança”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

“A ideia é ouvir as demandas regionais para que possamos levar a informação correta e prestar contas do que o Estado tem feito na área da segurança pública. Temos um efetivo reforçado para operações e realizamos reuniões com a sociedade para apresentar os investimentos, as ações em andamento e o que está previsto para cada região”, explica.

Mais do que números, a Missão Paraná evidencia um novo modelo de atuação da Secretaria da Segurança Pública, que aposta na integração entre as polícias e outras áreas do governo, como educação, desenvolvimento social e saúde. A proposta é tratar a segurança pública de forma transversal, que além do policiamento ostensivo, conta com ações preventivas e foco na redução das desigualdades sociais.

A apresentação dos dados reuniu representantes das forças de segurança federais, estaduais e municipais, lideranças locais, além de autoridades do Ministério Público, do Judiciário e do Executivo.

INVESTIMENTOS

Durante a reunião, foram apresentados os investimentos realizados no Estado, incluindo a modernização das forças policiais com novas viaturas, armamentos, tecnologias e construção de delegacias. O Estado alcançou o maior volume de recursos da história destinado à segurança pública — passando de R$ 2 bilhões em 2018 para R$ 7 bilhões em 2025. 

MULHERES E ÁREA RURAL

As ações do Programa Mulher Segura também foram levadas à região, com palestras e capacitações sobre prevenção à violência contra a mulher e acolhimento às vítimas, além do fortalecimento do projeto "De Homem para Homem", que busca engajar o público masculino no enfrentamento da violência contra a mulher, promovendo a conscientização e a mudança de comportamentos.

Outro destaque é o programa Patrulha Rural Comunitária, essencial para municípios com forte atividade agrícola. Com o Paraná se consolidando como referência no agronegócio, o Estado tem intensificado as ações para garantir a segurança no campo, reconhecendo a importância estratégica dessas áreas. Para isso, vem realizando investimentos robustos com foco na prevenção de crimes em regiões rurais. 

PROGRAMAÇÃO

A Missão Paraná segue até o próximo domingo (27) com agendas em Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Cascavel, Toledo e Francisco Beltrão, atendendo diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.