A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou ontem (28), um assessoramento pedagógico com os professores do programa Clube do Saber, iniciativa que oferece atividades de contraturno escolar para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O encontro teve como objetivo alinhar práticas, reforçar a proposta pedagógica e promover trocas de experiências entre os educadores.
O Clube do Saber é uma ação educacional voltada à potencialização das aprendizagens em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, oferecendo um ambiente diferenciado de estudos no contraturno. A proposta pedagógica está pautada em um processo dialógico de ensino e aprendizagem, valorizando a interação e o envolvimento do aluno como sujeitos ativos na construção do conhecimento.
Durante o assessoramento, os professores foram orientados quanto à aplicação dos chamados Desafios de Aprendizagem, metodologia central do programa. Esses desafios consistem em situações-problema criativas e contextualizadas que estimulam o raciocínio, a interpretação, a resolução de problemas e a reflexão crítica, fortalecendo as competências essenciais da base curricular.
“A proposta do Clube do Saber é oferecer aos alunos um espaço motivador e significativo, onde o aprender aconteça de forma prazerosa, interativa e baseada no diálogo. Por isso, o papel do professor é ainda mais importante nesse processo, atuando como mediador, incentivador e parceiro da aprendizagem”, destacou a secretaria municipal de educação Letícia Labiak.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Educação com a formação continuada dos profissionais, o fortalecimento das práticas pedagógicas e o desempenho escolar dos estudantes. O Clube do Saber representa uma estratégia inovadora para ampliar o tempo de aprendizagem, reduzir defasagens e garantir uma educação mais justa e de qualidade para todos.