Cidades Turismo regional
Paraná cria Território Turístico Caminho das Águas em Cruzeiro do Oeste
Nova região integra o programa “18 Territórios, Um Só Destino” e visa impulsionar o turismo e a economia no Noroeste do Estado
06/08/2025 17h15
Por: Alex Miranda
AEN

A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná realiza amanhã (quinta-feira, 7), em Cruzeiro do Oeste, a solenidade oficial de criação do Território Caminho das Águas, novo integrante do programa “18 Territórios, Um Só Destino”. A iniciativa estadual busca fortalecer o turismo regional por meio da valorização das potencialidades locais e da promoção integrada das diferentes regiões do Paraná.

O evento será realizado às 10h no Centro Cultural César de Souza Rego, com a presença do secretário de Turismo do Estado, Leonaldo Paranhos, além de autoridades regionais, representantes do trade turístico e lideranças locais. O Território Caminho das Águas abrange cidades com forte presença de belezas naturais, recursos hídricos e vocações turísticas ainda pouco exploradas.

Com a nova delimitação territorial, o Governo do Paraná pretende investir na ampliação da infraestrutura turística, qualificação de mão de obra, promoção regional e atração de visitantes, tanto no cenário estadual quanto nacional. O programa também prioriza o fortalecimento da identidade cultural e o estímulo a práticas de turismo sustentável.

De acordo com a Secretaria de Turismo, a criação do território é uma estratégia para diversificar a oferta de experiências, dinamizar a economia regional e melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas. A iniciativa propõe uma atuação colaborativa entre municípios, entidades públicas e privadas, promovendo o turismo como vetor de desenvolvimento.

O Caminho das Águas se soma às demais 17 regiões turísticas já reconhecidas, compondo um mosaico de destinos que traduzem a diversidade natural, histórica e cultural do Paraná. Ao integrar a política estadual de regionalização do turismo, o território passa a contar com apoio técnico e institucional do Estado, além de acesso a políticas públicas específicas para o setor.