Na madrugada de hoje (sexta-feira, 8), a Polícia Militar do Paraná, por meio da equipe de operações com cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreendeu um adolescente que transportava 20,3 kg de maconha em um ônibus interestadual. A abordagem ocorreu na PR-323, nas proximidades de Cruzeiro do Oeste, durante ação da Operação Protetor.
O ônibus da viação Penha, que fazia a linha Dourados (MS) a Londrina (PR), foi parado para fiscalização. Durante a inspeção no compartimento de bagagens, o cão de faro “Nero” indicou positivamente duas malas com suspeita de conter entorpecentes.
Diante da suspeita, os policiais identificaram o proprietário das bagagens: um menor de idade. O adolescente acompanhou a revista das malas, nas quais foram encontrados 22 tabletes de maconha, totalizando 20,3 quilos da droga.
Questionado, o jovem relatou que pegou a carga ilícita na cidade de Ponta Porã (MS) e a levaria até Ipatinga (MG), onde receberia R$ 2.000 pelo transporte.
A droga e o menor foram encaminhados à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama para as providências legais cabíveis. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.
A apreensão representa um prejuízo estimado de R$ 41 mil ao tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. A ação integra as atividades da Operação Protetor, voltada ao combate aos crimes transfronteiriços no Paraná.