Umuarama Incentivo Fiscal
Chamamento público vai destinar R$ 400 mil a projetos culturais em Umuarama
Encontro será no dia 18 de agosto e apresentará regras para seleção de propostas via Lei Rouanet; iniciativa tem apoio da Usina Santa Terezinha e do Instituto Cultural Ingá
09/08/2025 09h30
Por: Alex Miranda
Assessoria/ACIU

Artistas, produtores culturais e representantes de instituições de Umuarama e região estão convidados a participar do lançamento oficial do chamamento público da Usina Santa Terezinha, com apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI), para o fomento de projetos culturais aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O evento será realizado no dia 18 de agosto, às 19h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

Durante o encontro, será apresentado o regulamento da seleção de projetos, que visa à democratização do acesso aos recursos via renúncia fiscal. A expectativa é de que sejam investidos mais de R$ 400 mil em propostas artísticas e culturais da região, com repasses previstos para dezembro deste ano.

Segundo os organizadores, os valores destinados a cada projeto serão definidos com base em critérios como a avaliação técnica da proposta; valor total aprovado pela Lei Rouanet; percentual já captado anteriormente e o resultado final da apuração do Imposto de Renda da Usina Santa Terezinha no exercício fiscal de 2025.

O chamamento público representa uma importante oportunidade para agentes culturais locais garantirem financiamento de seus projetos sem depender exclusivamente de editais governamentais. A ação também busca incentivar empresas da região a compreenderem o papel da cultura como motor de desenvolvimento econômico e social, por meio de leis de incentivo.

Giselly Auzier, presidente do Conjove (Conselho do Jovem Empresário da Aciu) e uma das responsáveis pela organização do evento, reforça o convite à comunidade cultural.

“Convidamos todos que têm projetos culturais e artísticos a participarem do encontro na Aciu. Quanto mais demandas tivermos, maior será a possibilidade de que esses recursos permaneçam em nossa cidade e movimentem a economia”.

Os interessados em participar devem realizar inscrição online clicando AQUI.

O evento é gratuito e aberto a todos que queiram entender melhor como funciona o processo de captação de recursos via Lei Rouanet e como submeter seus projetos ao chamamento.

A iniciativa consolida Umuarama como um polo cada vez mais atento ao potencial transformador da cultura, e representa uma chance concreta de valorização da produção artística local.