Quem circula pela rodovia PR-580, entre o trecho do Parque Jabuticabeiras e a Praça Princesa Isabel (entroncamento com a avenida Rio Grande do Norte), já percebe o avanço das obras de implantação da futura avenida Pedromiro José Fernandes, um dos últimos acessos ao centro da cidade ainda em pista simples. Nesta semana, a obra atingiu aproximadamente 25% de execução.
Os preparativos para a pavimentação asfáltica estão sendo realizados em etapas (ou segmentos), de modo a causar o menor impacto possível no trânsito de veículos – a via tem grande movimento de caminhões vindos do Mato Grosso do Sul e Paraguai, bem como veículos em geral das cidades de Douradina, Icaraíma e Ivaté rumo a Umuarama e ao norte/centro do Estado.
O trecho inicial de 1.100 metros (entre o trecho do Jabuticabeiras e a ligação com o prolongamento da avenida Vitória) já recebeu sistema de drenagem pluvial, bocas de lobo, base em solo-cimento, meio-fio e até pintura de ligação.
“Possivelmente na próxima semana terá início a aplicação da capa asfáltica neste segmento. A ideia é levar o asfalto até a avenida Vitória e passar o tráfego de veículos para este trecho, deixando a pista antiga livre para as intervenções necessárias, que fazem parte do projeto”, explicou o engenheiro Jefferson Oncken da Silveira, da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, responsável pela fiscalização da obra.
A etapa atual compreende a implantação de rotatórias e faixas de acesso aos parques Jabuticabeiras, Ibirapuera e Primeiro de Maio, bem como ao pátio de máquinas da Prefeitura e ao prolongamento da avenida Vitória. “Mais adiante, quanto a intervenção chegar ao trecho final, deste ponto até a Praça Princesa Isabel, será criado um desvio para o trânsito de veículos. Mas o local será bem sinalizado e os motoristas informados com antecedência”, acrescentou o engenheiro.
A implantação da nova avenida conta com o investimento de R$ 13,5 milhões e cerca de dois quilômetros de extensão, incluindo a pavimentação de uma via ligando até a Rua dos Marceneiros, no Primeiro de Maio (atrás do pátio da Prefeitura). As obras foram retomadas após uma suspensão temporária para relocação da rede elétrica e ajustes técnicos e ganharam ritmo acelerado.
Máquinas e equipes da empresa Sotram Construções trabalham na adequação do solo, limpeza e abertura da segunda pista, além da construção de muro de arrimo e drenagem pluvial. “Após as desapropriações, negociações com o DER e ajustes de projeto, vemos a obra avançar de verdade. A população já visualiza a avenida tomando forma, com a implantação da pavimentação”, afirmou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco.
A avenida terá duas pistas, uma ciclovia, calçada para pedestres e dois novos trevos: um no acesso ao pátio rodoviário da Prefeitura e outro no entroncamento com a avenida Rio Grande do Norte, na Praça Princesa Izabel. O projeto garante acesso mais seguro e organizado à região dos bairros Jabuticabeiras, Ibirapuera e Primeiro de Maio, bem como às indústrias e empresas localizadas no entorno.
O prefeito Fernando Scanavaca reforçou a importância da obra. “Este investimento traz segurança e mobilidade aos moradores daquela região e para quem entra e sai da cidade. São melhorias que vão impactar o trânsito, facilitar o deslocamento e fortalecer o desenvolvimento urbano de Umuarama”, afirmou. A previsão de conclusão da obra é de 18 meses, a partir da ordem de serviço.