A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, está realizando um novo recadastramento imobiliário em toda a cidade. A ação tem, como base, imagens aéreas atualizadas, captadas em 2024 com tecnologia de geoprocessamento, que permite identificar alterações nos imóveis, como ampliações, construções e demolições.
O último levantamento tinha sido feito com base em imagens aéreas de 2019. Desde então, diversas mudanças estruturais ocorreram em imóveis residenciais e comerciais, por isso é necessária uma atualização.
“Esse novo mapeamento visa garantir que o cadastro imobiliário esteja condizente com a realidade, promovendo justiça tributária na cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)”, explicou a secretária municipal de Fazenda, Andreia de Paula Guimarães.
É importante destacar, segundo a secretária, que eventuais modificações feitas nas propriedades — como ampliações, construções de edículas, reformas ou demolições — sem comunicação à Prefeitura, poderão resultar em variação no valor do IPTU a partir do próximo exercício (2026).
A colaboração da população é fundamental nesse processo. “A Prefeitura reforça que manter os dados do imóvel atualizados é uma obrigação legal e contribui para o planejamento urbano e a oferta de serviços públicos mais eficientes”, concluiu a secretária. Em caso de dúvidas o contribuinte pode procurar a Secretaria de Fazenda, que atende no térreo da Prefeitura.