Ao abrir a Central Farmacêutica do Fundo Municipal de Saúde de Umuarama ontem (segunda-feira, 18), pela manhã, servidores se depararam com a unidade invadida durante o final de semana. Este é o segundo incidente registrado apenas em agosto, gerando preocupação entre funcionários e autoridades municipais.
O autor do crime arrebentou uma janela, danificou parte do forro de PVC do setor de arquivos da Prefeitura e arrombou portas de três salas da Vigilância Ambiental, utilizadas pelo setor de combate à dengue. “Encontramos muita bagunça nas salas invadidas e até na cozinha”, relatou Carlos Gabriel Zanata Cardozo, chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica.
Segundo a Secretaria de Saúde, os objetos levados até o momento incluem materiais de limpeza e alguns utensílios, sem comprometimento de medicamentos. A ação criminosa, no entanto, gerou transtornos administrativos e preocupa pelo impacto sobre o atendimento à população.
A ocorrência foi registrada na 7ª Subdivisão Policial, e a Secretaria de Saúde deve avaliar medidas adicionais de segurança, incluindo a instalação de alarmes e ampliação do sistema de câmeras de monitoramento. Cardozo lamentou o prejuízo causado e reforçou que a proteção das unidades de saúde é fundamental para garantir serviços públicos de qualidade.
A Prefeitura de Umuarama alerta para a necessidade de colaboração da população na denúncia de atos suspeitos e reforça o compromisso de adotar providências que minimizem riscos e evitem novos episódios de furto ou vandalismo.