O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua (CIAMP-Rua) se reuniu no Centro POP em Umuarama, para definir os eventos que marcarão o Dia de Luta da População em Situação de Rua, criado pelo Governo Federal. A data de 19 de Agosto foi estipulada como forma de dar visibilidade a essa questão, estimulando a reflexão da sociedade, o debate e a criação de políticas públicas para este grupo populacional.
A reunião teve como ponto central a palestra “Importância do controle social na construção de políticas públicas”, com a assistente social Janaína Barboza, formada pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e especialista em Educação Especial. Embora delicado, este é um tema que precisa de atenção permanente.
“O município oferece várias ações e atendimentos para as pessoas em situação de rua, mas este trabalho precisa do engajamento de toda a sociedade, pois são pessoas que precisam de cuidado constante e de perspectivas de mudança de vida”, comentou a secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco. Além da secretária, estiveram presentes o promotor público Marcos Antonio de Souza e o presidente do CIAMP-Rua, Claudio Alves Junior, entre outras lideranças.
A mobilização segue na quinta-feira, 21, com mutirão de saúde no Centro POP (consultas e exames), a partir das 8h. Na sexta-feira, 22, haverá mutirão de atualizações e inserções de novos usuários no Cadastro Único do Governo Federal, na Central do CadÚnico, rua Piuna, ao lado da Paróquia São José Operário, também com início às 8h.
Na próxima semana, terça-feira (26), às 19h, servidores e clientela do Centro Pop e Apromo participam da Jornada de Psicologia UniAlfa, que terá um diálogo com o psicólogo Fábio Arevalo.
Dia 27, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor se unem para prestar orientações, realizar cadastros e encaminhamentos para vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine), no Centro POP. Por fim, o defensor público Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro fará atendimento às pessoas em situação de rua também no Centro POP, a partir das 9h30 do dia 28 próximo.