O robô Zag, a mais recente criação da BRBot Company, será apresentado esta semana no TechnoPark de Umuarama, consolidando-se como um dos destaques do cenário nacional de robótica interativa. Desenvolvido por uma startup com origem na cidade, Zag combina inteligência artificial, movimentos expressivos e capacidade de interação natural, tornando-se capaz de dialogar com públicos de diferentes idades, unindo conhecimento e entretenimento em suas interações.
O projeto surgiu a partir da experiência com o robô Ziggy AI, implantado na ala infantil do Hospital Meridional, em Vitória (ES). Lá, o robô proporcionou acolhimento e distração positiva para crianças e familiares durante o período de internação, aproximando pacientes e visitantes e tornando o ambiente hospitalar mais leve e humanizado. Inspirados por esse impacto, os desenvolvedores decidiram criar Zag, ampliando o alcance da robótica interativa para educação, cultura e eventos, com foco na adaptação das interações de acordo com o público e o propósito.
“O robô representa o potencial da tecnologia nacional e tem origem em Umuarama. A empresa hoje está consolidada em Campinas/SP, mostrando que empreendedores locais podem gerar soluções competitivas e transformadoras em nível nacional”, destacou o secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto.
Zag ficará em Umuarama de terça-feira (26) a quinta-feira (28), no TechnoPark, com horários de visitação das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia está finalizando o cronograma, que inclui passeios pelo centro da cidade e visitas organizadas para alunos, professores e instituições. O diretor de Inovação e coordenador do TechnoPark, Paulo Leon Baraniuk, informou que diversas turmas já foram agendadas para conhecer o robô.
Na tarde desta terça-feira, 26, e na manhã de quarta, 27, adolescentes e jovens do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) terão encontros especiais com o Zag. Serão 60 visitantes na terça, às 14h15, e 40 na quarta, às 9h, acompanhados pelo coordenador do Ceju, professor Jeferson Ferreira. As atividades permitirão que os jovens interajam diretamente com o robô, conheçam seu funcionamento e explorem as possibilidades de aplicação da robótica em diferentes contextos.
O Zag promete demonstrar que inovação tecnológica, educação e entretenimento podem caminhar juntos, proporcionando aprendizado lúdico e estimulante, ao mesmo tempo em que evidencia o potencial de empreendedores locais em projetos de alcance nacional. Com recursos de IA avançada e design expressivo, o robô se consolida como um exemplo de tecnologia capaz de integrar aprendizado, cultura e ciência, oferecendo experiências únicas a todos que visitarem o TechnoPark nesta semana.