Cidades Olhar ao interior
Governo entrega óculos do Programa Bons Olhos Paraná na região Noroeste
Nesta etapa, foram contemplados estudantes de Cafezal do Sul, Francisco Alves, São Jorge do Patrocínio, Xambrê e Icaraíma
29/08/2025 12h00
Por: Alex Miranda
AEN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), entregou ontem (quinta-feira, 28) mais 256 óculos a estudantes da rede pública em cinco municípios paranaenses. A ação integra o Programa Bons Olhos Paraná, que tem como objetivo garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio do acesso gratuito a exames oftalmológicos e à distribuição de óculos de grau.

A iniciativa é financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR).

Nesta etapa, foram contemplados estudantes dos municípios de Cafezal do Sul (37 óculos), Francisco Alves (46), São Jorge do Patrocínio (35), Xambrê (69) e Icaraíma (69). Já foram entregues 4.749 óculos.

“A entrega desses óculos representa mais do que um cuidado com a saúde visual: é um investimento direto no futuro das nossas crianças e adolescentes. O programa garante que esses estudantes tenham melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade. Estamos promovendo inclusão, cidadania e mais oportunidades para todos”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

O Bons Olhos Paraná visa atender 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e prevê um investimento de R$ 5,5 milhões, com a entrega de 10,9 mil óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 93 municípios. Os alunos passam por triagens e consultas oftalmológicas gratuitas realizadas previamente nas escolas.

Os óculos entregues contam com lentes antirreflexo e armações de acetato, garantindo conforto e qualidade. A ação vai além da correção de problemas visuais: também atua na prevenção de doenças oculares, contribuindo diretamente para o desempenho escolar e a inclusão social.