Divertidas apresentações culturais marcaram o encerramento da Campanha Agosto Dourado, realizada ao longo do mês pela Secretaria Municipal de Saúde por meio das unidades básicas (UBS), que promoveram uma série de atividades para valorizar o leite materno e estimular a amamentação.
Ontem (sexta-feira, 29), o teatro do Centro Cultural Vera Schubert realizou um festival de paródias musicais com servidores das unidades de saúde – tendo a importância do aleitamento materno como tema – para uma plateia formada por mães, gestantes e puérperas atendidas pelo município, entre outros convidados, explicou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Valverleia Inês de Andrade.
O prefeito Fernando Scanavaca prestigiou o evento, ao lado da primeira dama e secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, e da chefe da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, entre outras autoridades.
A campanha ‘Agosto Dourado’ simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano, principal alimento para nutrir o bebê nos seus primeiros meses de vida. “A representação dessa importância em forma de paródias facilita a compreensão para as gestantes e puérperas que são acompanhadas nas nossas unidades”, explica a enfermeira Débora Batista Almeida.
No mês de agosto, cada UBS desenvolveu um calendário de atividades com as gestantes, realizando palestras com profissionais de saúde, orientações e atendimentos para as futuras mamães. Já o festival cultural no encerramento trouxe mais alegria e diversão, tanto para as equipes das unidades quanto para as gestantes.
Para a secretária Lisbeth, esse clima de confraternização é relevante para aproximar as futuras mães do pessoal que presta o atendimento nas unidades, para que o aleitamento materno – um assunto muito sério – tenha sua importância reconhecida. “O leite materno nos primeiros meses da criança faz toda a diferença para a sua saúde, o desenvolvimento e o contato com a mãe. A amamentação é fundamental”, completou.