Umuarama Arborização urbana
Poda de formação muda aspecto de árvores jovens e direciona crescimento
Serviço da Secretaria de Meio Ambiente busca corrigir crescimento irregular de mudas em loteamentos e garantir árvores saudáveis para a cidade
03/09/2025 11h30
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciaram um serviço de poda de formação em árvores de pequeno e médio porte, que até então cresciam de forma desordenada em loteamentos implantados recentemente em Umuarama, geralmente em lotes que ainda não contam com construções. Conforme estimativas, cerca de 10 mil árvores estão nesta situação.

“A poda é feita com muito critério. Desde que foram plantadas as mudas não receberam acompanhamento, por isso o crescimento é irregular”, explica o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.

Com a poda de formação, que elimina os galhos mais baixos, o crescimento da planta é direcionado e ela se desenvolve de acordo com o que recomenda o plano municipal de arborização. Como houve certo atraso no início desse serviço, ele deixa aspecto de poda drástica, “mas a intenção é conduzir o crescimento e garantir uma planta saudável, adequada aos fins urbanísticos”, acrescentou.

Com o devido cuidado, a árvore ocupa seu espaço e beneficia o meio ambiente e a população, sem atrapalhar a circulação das pessoas. “Quando os imóveis já estão ocupados, os próprios moradores cuidam da condução do crescimento, com poda especializada. O problema está nos terrenos ainda sem construções, e nesses a Prefeitura precisa realizar o serviço”, completou o secretário.

Com mais de 120 mil árvores, a arborização de Umuarama tem predomínio de sibipirunas, oitis e ipês, dentre outras espécies. Nos últimos anos foram incorporadas variedades de menor porte de ipês, árvore samambaia, quaresmeiras e brinco de índio.

Umuarama ocupa posição de destaque nacional por conta da cobertura verde, resultado de décadas de plantio e manejo da arborização urbana e ao envolvimento da população no cuidado com as árvores. A situação deve melhorar ainda mais com a retomada do plantio de mudas nas calçadas, praças e canteiros centrais.

Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, a Secretaria do Meio Ambiente reestruturou o programa Mais Sobra com uma atuação mais técnica, a fim de assegurar o sucesso das ações.