A campanha Setembro Amarelo, que alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio, tem seu ponto alto hoje (quarta-feira, 10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em Umuarama, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da Secretaria Municipal de Saúde terá uma psicóloga e uma estagiária de Psicologia dando orientações ao público em geral o dia todo, no Centro Cultural Vera Schubert, a partir das 8h.
A programação será aberta com uma apresentação rápida sobre a campanha, de forma geral, e os serviços disponibilizados pelo município à população, na questão de saúde mental. Será um momento de valorização à vida. “Não é preciso estar sozinho”, destaca a campanha, um lembrete de que sempre há ajuda disponível.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. O movimento busca a valorização da vida e divulgação da rede de apoio disponível para a população.
Os serviços disponíveis para atendimento em Umuarama são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro; o Pronto Atendimento Municipal (PAM), na av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (fone 44 2020-8937); e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU (fone 192).
Também o Serviço de Atendimento Psicológico, na rua Desembargador Lauro Lopes ao lado do Hemonúcleo (fones 44 98402-9642 ou 98457-1826); o Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, na avenida Manaus/ Zona I (fone 44 3622-6901); e o Centro de Valorização à Vida - CVV (fone 188), gratuito e disponível 24h por dia, todos os dias.