Umuarama Tragédia rural
Curto-circuito em chocadeira pode ter sido a causa de incêndio que matou 350 aves em Umuarama
A maioria era de pintainhos recém-nascidos, além de sete galos índios que estavam no galinheiro atingido pelas chamas
23/09/2025 17h10
Por: Alex Miranda
Vinicius Azevedo

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma chácara localizada na rua Finlândia, em Umuarama, na tarde de hoje (terça-feira, 23), resultando na morte de aproximadamente 350 aves. A maioria delas era de pintainhos recém-nascidos, além de sete galos índios que estavam no galinheiro atingido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal suspeita é de que as chamas tenham começado devido a um curto-circuito em uma das três chocadeiras instaladas no local. O fogo se espalhou rapidamente, consumindo toda a estrutura do galinheiro, além da ração e outros insumos armazenados, causando um prejuízo significativo para os proprietários.

Durante o combate às chamas, os bombeiros utilizaram um equipamento de detecção térmica para verificar possíveis pontos de reignição e garantir que o incêndio não voltasse a se propagar. O trabalho rápido evitou que o fogo alcançasse outras áreas da propriedade, preservando a residência e demais construções próximas.

No momento do incidente, o casal dono da chácara estava em casa, mas não sofreu ferimentos. O alerta foi dado por um montador de móveis que trabalhava no local e percebeu a fumaça. Ele acionou a guarnição, que chegou rapidamente para conter as chamas.

O caso deixou a comunidade em alerta e reforça a importância da manutenção preventiva em instalações elétricas, especialmente em locais que utilizam equipamentos de aquecimento contínuo, como chocadeiras.