Umuarama Inclusão e cidadania
Umuarama celebra Dia da Luta da Pessoa com Deficiência com ação na Guarda Mirim
Evento reuniu entidades, autoridades e alunos em atividades culturais e reflexivas, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a valorização da diversidade
25/09/2025 12h00 Atualizada há 2 meses
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Em comemoração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), que promove a inclusão, o respeito e a acessibilidade para a qualidade de vida e uma sociedade mais digna e justa, e também como abertura para a Semana da Cidadania, uma importante ação foi realizada na Guarda Mirim, na tarde de terça-feira, 23.

Além de compartilhar vivências, da exposição de serviços e apresentações culturais, o encontrou buscou a troca de ideias para o aprendizado conjunto e a conscientização, a fim de que o público, composto por alunos da Guarda Mirim, veja que pode fazer a diferença, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Gilclece Vieira Rocha.

A ação, realizada pelo conselho, teve parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Guarda Mirim e as associações representativas Apae (excepcionais), Apadevi (deficientes visuais), Assumu (surdos), AMA (autistas) e Adefiu (pessoas com deficiência física). O prefeito Fernando Scanavaca participou, ao lado da primeira-dama e secretária da Saúde, Lisbeth Scanavaca, e da secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.

O vice-presidente do CMDPD, Renato de Lima Cardoso, deficiente visual, falou sobre a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, por melhores condições de vida e melhorias na acessibilidade que beneficiam a todos, principalmente idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. Agradeceu a receptividade e o apoio do município para discutir o assunto e buscar soluções, destacando avanços obtidos.

Após as apresentações culturais, o prefeito Scanavaca disse que é preciso valorizar o talento e a dedicação das pessoas com deficiência, falou da parceria da administração com as entidades e disse que a Prefeitura está ‘de portas abertas’ para apoiar projetos de alcance social, lembrando a doação de uma máquina envasadora de polpa de fruta doada à Apadevi, que permitiu agilizar o trabalho e aumentar a renda dos associados.

“É possível avançar bastante atuando em conjunto. Da mesma maneira que apoiamos a Apadevi, se outra entidade tiver projeto para aumentar a renda ou melhorar o atendimento, pode nos procurar”, disse, convidando as entidades e demais presentes a participar das discussões da revisão do Plano Diretor Municipal, em andamento.

O CMDPD agradeceu o apoio da Guarda Mirim para o encontro, bem como das entidades que apresentaram seus serviços e contribuições para a inclusão, o cuidado e o bem-estar da pessoa com deficiência. A tarde teve exibição do Coral Luz Interior, da Apadevi; experiência prática e reflexiva com a professora Rosana Urbainski; e apresentações da Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama), do Projeto Super Ação (parceria entre a Usina Santa Terezinha e a Apae); do grupo Corpo e Movimento, também da Apae, e da Associação de Amigos do Autista de Umuarama (AMA).