Umuarama Assistência social
Umuarama lança Boletim Socioassistencial com dados sobre vulnerabilidade e atendimento à população
Publicação no site da Prefeitura reúne indicadores e informações estratégicas que fortalecem a transparência, o planejamento e o controle social
25/09/2025 14h00
Por: Alex Miranda
Arquivo - Tribuna Hoje News

A Prefeitura de Umuarama disponibilizou à população, no site oficial do município (www.umuarama.pr.gov.br), o Boletim da Vigilância Socioassistencial, uma ação estratégica que visa fortalecer a política de assistência social por meio de dados detalhados e acessíveis ao público. A ideia é divulgar informações sobre situações de vulnerabilidade e risco social no município, bem como as ações de enfrentamento.

“Com esses dados é possível compreender melhor a realidade local e planejar, executar e avaliar o trabalho desenvolvido pela política de assistência”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.

A secretária explica que o boletim também se constitui em um instrumento legal, pois a Vigilância Socioassistencial tem a atribuição de produzir e divulgar periodicamente essas informações, conforme estabelecem a Loas (Lei nº 8.742/1993) e a NOB-Suas/2012.

“Além disso, o boletim exerce função pedagógica e de transparência, ampliando o acesso às informações não apenas para gestores e técnicos, mas também para conselhos, organizações da sociedade civil e para a comunidade em geral”, acrescentou Maria Luisa.

Dessa forma, a divulgação das informações fortalece o controle social e incentiva a participação cidadã, princípios centrais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A publicação periódica dos boletins contribui, ainda, para uma gestão mais eficiente dos serviços, programas e benefícios, ao mesmo tempo em que aproxima a política pública da sociedade.

Na edição nº 1 do Boletim Socioasssistencial de Umuarama, os leitores terão indicadores sobre a população com recortes por faixa etária, sexo, pessoas com deficiência, situação de renda e pobreza; atendimentos realizados de janeiro a junho/2025 nas unidades do Cras e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso, benefícios fornecidos pela Proteção Social Básica (PSB); encaminhamentos e números do Cadastro Único, bem como orientações sobre o funcionamento da assistência social, proteção social básica e especial.

Confira o Boletim Socioassistencial nº 1 clicando AQUI