Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a 12ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Paranaense (Unipar) possibilitou a realização do Mutirão 60+, um esforço concentrado para atender a população da terceira idade na última sexta-feira, 26, no Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
A ação faz parte da programação desenvolvida pelo município em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro). As atividades foram definidas pelo setor de Atenção Primária em Saúde (APS) e os participantes receberam atendimento nas áreas de odontologia, psicologia e nutrição, bem como avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e testes rápidos, entre outros serviços especializados.
Para o Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) também programou atividade especial: um chá da tarde com bingo, no Ginásio de Esportes Mário Oncken. “Será uma ação recreativa em comemoração à data, destinada exclusivamente ao grupo de alongamento atendido pela Smel”, lembrou o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima.
O programa ‘Vida Ativa Melhor Idade’ oferece atividades físicas regulares para a manutenção da saúde na melhor idade. Entre as práticas recomendadas, ofertadas nos 17 núcleos do projeto, estão caminhada e corrida leve, alongamentos e exercícios de flexibilidade, natação, hidroginástica e pilates, yoga e Tai Chi Chuan, pedalada e musculação adaptada.
O evento é fechado, com participação exclusiva ao público do projeto, e as presenças devem ser confirmadas junto à professora responsável, Karina Moraes, pelo telefone (44) 99931-7320.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e os órgãos da Divisão de Proteção Social Básica vão concentrar atividades de lazer e prestação de serviços no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju), também no dia 1º.
A partir das 8h30, os idosos terão atendimentos do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do Cadastro Único (CadÚnico) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI), além dos serviços do Ceju e uma variada programação cultural.
A ação, que recebeu o nome de 1º Fuzuê, terá apresentações artísticas com idosos e adolescentes, serviços de saúde e cidadania (vacinação, CadÚnico, carteirinha da pessoa idosa paranaense 65+, aferição de pressão arterial e glicemia), exposição de plantas do horto medicinal da Universidade Paranaense (Unipar), exposição de artesanatos e oficina intergeracional, coffee break e no encerramento o tradicional baile da terceira idade.