Umuarama Eleições
Após retotalização dos votos Washington Guirão é diplomado pela Justiça Eleitoral
Cassação dos votos do partido Novo levou à retotalização e PSB foi contemplado com uma das cadeiras do Legislativo Municipal
07/10/2025 09h30
Por: Alex Miranda
Divulgação

O vereador Washington Guirão (PSB) deve assumir oficialmente uma cadeira na Câmara Municipal de Umuarama na próxima segunda-feira (13). O novo parlamentar foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ontem (6), após a retotalização dos votos promovida no Fórum Eleitoral de Umuarama.

Guirão ocupará o posto deixado por Lucas Grau, do Partido Novo, cujo mandato foi cassado depois que a Justiça Eleitoral anulou todos os votos obtidos pela legenda na eleição passada.

A decisão do TRE-PR, tomada em agosto deste ano, determinou a cassação dos votos do Novo por irregularidades na cota de gênero. Segundo o tribunal, o partido não cumpriu a exigência legal de destinar ao menos 30% das candidaturas a mulheres, o que configurou fraude eleitoral. As investigações apontaram que uma das candidaturas femininas registradas pelo partido foi fictícia, utilizada apenas para preencher a cota mínima e permitir o registro da chapa.

Com a anulação dos votos do Novo, a Justiça Eleitoral realizou nova recontagem para o cálculo das vagas proporcionais, o que resultou na ascensão de Washington Guirão, suplente do PSB. O novo parlamentar foi diplomado ontem, após a recontagem dos votos e deverá ser empossado em sessão solene na semana que vem na Câmara Municipal.

Na Câmara, os preparativos já estão em andamento para a transição. O gabinete anteriormente ocupado por Lucas Grau está sendo desocupado para a chegada do novo vereador. Também haverá ajustes administrativos, como a exoneração da equipe de assessores vinculada ao mandato anterior e a nomeação de nova assessoria para Guirão.

Washington Guirão, que disputou as eleições pelo PSB, é conhecido por sua atuação em projetos sociais e deve integrar comissões permanentes assim que assumir o mandato. Sua posse ocorre em meio à repercussão do caso que levou à punição do Partido Novo, considerado pela Justiça como exemplo de descumprimento da legislação eleitoral voltada à participação feminina na política.