A música toma conta do teatro do Centro Cultural Vera Schubert nos próximos dias, dentro da programação da Semana da Cultura de Umuarama 2025. Na última sexta-feira, 17, o palco foi dos talentos do Projeto Musicalização nos Bairros – iniciativa da Fundação Cultural de Umuarama – com o ‘Show Raízes’, que chega à sua terceira edição.
Foi uma noite especial de música e solidariedade. “Vamos prestigiar o evento por completo. Entre eles estão nossos talentos, alunos do projeto nos mais variados bairros da cidade, de todas as idades, e espalhar solidariedade para os mais vulneráveis”, convida o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira.
Outra grande atração que aconteceu no sábado, 18, foi o esperado show Brasil Sertanejo II, com a Orquestra Umuaramense de Viola. Uma noite inesquecível de música e tradição que resgatou clássicos no estilo ‘caipira’ da música sertaneja e popular brasileira.
A orquestra foi fundada em 2012 pelo saudoso mestre Osvaldino Barbosa (o professor Osvaldo) e assumida pelo cantor, músico e mestre da cultura popular Tony Matheus, convidado para atuar como maestro em 2023. “Nosso projeto busca assegurar a inclusão de todos os seguimentos da sociedade, principalmente jovens e adolescentes, que darão continuidade a esta cultura”, comenta o professor.
O repertório trouxe sertanejo raiz e MPB, com clássicos como ‘Tocando em frente’, ‘Anunciação’, ‘Asa Branca’, ‘Querência Amada’ e ‘Menino da Porteira’, entre outras. A orquestra tem cantores e violeiros. O projeto reúne 30 músicos que realizam ensaios abertos à comunidade às terças-feiras, 19h, no Centro Cultural. Interessados em participar podem se inscrever na Fundação Cultural.
No dia 27, às 19h30, no Teatro Vera Schubert, é a vez do show ‘43duo’, com os artistas Hugo Ubaldo (guitarra e voz) e Luana Santana (bateria, teclas e voz). A noite contará com a participação da artista local Bárbara Kush, que fará a abertura.
A apresentação integra a nova turnê “Se7e Sonhos” que o duo realiza pelo Paraná com oito shows agendados. O projeto é viabilizado pelo edital de fomento à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e prevê apresentações com entrada gratuita. Reconhecido pela execução minimalista e potência sonora, o 43duo já passou por turnês no Uruguai e Argentina, além de diversas regiões brasileiras.