A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana marcada por debates que envolvem meio ambiente, gestão pública, educação, cultura e agronegócio. A programação entre hoje (20) e 24 de outubro inclui audiências públicas, palestras, homenagens, exposições e a entrega do Prêmio Gestor Público Paraná. As sessões plenárias de hoje (20) devem analisar proposições voltadas à segurança, à educação e à valorização da cultura paranaense.
Nesta segunda, uma palestra promovida pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União), abordou os aspectos jurídicos, psicológicos e educativos do bullying e seus impactos sociais. O evento teve o objetivo de fomentar o diálogo entre educação, segurança, psicologia e cidadania.
“Crise no Preço do Leite” é o tema da audiência pública que será realizada amanhã (terça-feira, 21), às 9 horas, no Plenário. A proposta é dos deputados Luis Corti (PSB), Reichembach (PSD) e Luciana Rafagnin (PT). O encontro reunirá parlamentares, representantes do governo, entidades de classe e produtores de todo o estado em busca de alternativas que valorizem os produtores de leite e a agricultura familiar, além de coibir a concorrência desleal do leite reconstituído de origem estrangeira.
A Comissão Especial da COP 30, criada pela Assembleia Legislativa para acompanhar os preparativos e desdobramentos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro, promoverá a audiência pública “Paraná Rumo à COP 30 - Caminhos para a Transição Ecológica Justa”. A iniciativa é do presidente do grupo de trabalho, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e tem como objetivo ouvir entidades e a população, contribuindo para a formulação de políticas públicas eficazes e adaptadas às realidades locais relacionadas à agenda climática.
A atriz, diretora e escritora Denise Stoklos será homenageada com o título de Cidadã Benemérita do Estado do Paraná em sessão solene na terça-feira (21), às 10 horas, no Salão Nobre. A honraria é uma proposição da deputada Cristina Silvestri (PP) e reconhece a trajetória de mais de cinco décadas da artista paranaense, nascida em Irati.
Também na terça-feira (21), o Salão Nobre recebe a exposição “Poty retrata o Paraná”, com 50 obras do artista curitibano Poty Lazzarotto (1924–1998). As peças integram o acervo do Museu Oscar Niemeyer (MON). A iniciativa é da Mesa Diretora da Assembleia. Durante a abertura, às 14 horas, será assinado um termo de cooperação entre o Legislativo e a Associação dos Amigos do MON (AAMON), com o objetivo de promover ações culturais conjuntas e ampliar o acesso da população à arte e à cultura paranaense.
O grande vencedor da 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) será anunciado na terça-feira (21), às 18 horas, no Plenário. O evento, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e apoiado pela Assembleia e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), tem como objetivo estimular o desenvolvimento local e aprimorar as metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais.