Umuarama Dia de Finados
Cemitério Municipal de Umuarama estará com as portas abertas às 6h para visitação
População deve evitar vasos e arranjos que acumulem água em visitas ao cemitério, para reforçar o combate à dengue
31/10/2025 17h30
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

O Cemitério de Umuarama estará aberto a partir das 6h deste sábado, 1º, para visitação por conta do Dia de Finados, que é lembrado no próximo dia 2/11. A visitação será das 6h às 18h tanto no sábado quanto no domingo. Nesses dois dias também haverá plantão para atendimento administrativo na sede da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), para orientações e informações.

Católicos que visitarem o cemitério no domingo terão uma única missa com início às 9h. A celebração será conduzida pelo padre Valdomir Machado, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (do Jardim Panorama), em uma estrutura montada próximo aos portões de entrada.

A Acesf disponibilizará cerca de 100 cadeiras para os fiéis, porém é recomendado levar banquinhos para maior comodidade. A autarquia também e vai ceder cadeiras de rodas caso haja visitantes com dificuldade de locomoção.

Também no Dia de Finados, a Comunidade Cristã de Umuarama estará nos portões do cemitério oferecendo água, café e uma palavra de conforto aos visitantes. Irmãs religiosas do Lar Santa Faustina prestarão apoio às pessoas que necessitarem e também receberão doações de donativos.

Nas últimas semanas, a Acesf se empenhou nos preparativos para receber os milhares de visitantes que costumam passar pelos cemitérios de Umuarama, Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza. A data é a mais movimentada do ano. As equipes fizeram limpeza completa das ruas e áreas comuns, roçada da grama, pintura de estruturas físicas – como banheiros, cruzeiro e capelas mortuárias – e uma organização geral dos espaços internos.

A Secretaria de Fazenda disponibilizou pontos de venda para velas e flores, comercialização de planos funerários e assistenciais e praça de alimentação na frente do cemitério. A montagem será liberada a partir das 8h deste sábado, 1º, e a desmontagem deve ser feita até as 19h, no dia 2. É proibido som alto e estruturas que obstruam a via pública ou prejudiquem o fluxo de visitantes, bem como a venda de bebidas alcoólicas.

“Tomamos todos os cuidados para receber bem os visitantes, com mais conforto e comodidade”, afirmou o diretor-presidente, Benedito Moreno dos Santos. Ele recomendou uma atenção especial com recipientes e embalagens de produtos que possam acumular água, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue.

DENGUE

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Santos da Silva, informou que os agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde realizaram uma limpeza preventiva no cemitério, nesta sexta-feira, 31, tratando com inseticida ou eliminando possíveis criadouros do mosquito da dengue. “Ainda temos muitos vasos de mármore ou granito sem furos, que acumulam água para e favorecem a reprodução do mosquito”, alertou.

A orientação aos visitantes é que não levem ao cemitério vasos sem saída de água e arranjos com plásticos que possam acumular água da chuva. “Fizemos um ‘pente fino’ eliminando 27 criadouros do mosquito, nesta sexta, mas para combater a dengue pedimos que a população esteja atenta e nos auxilie. Ao visitar os túmulos dos seus entes queridos, não deixe materiais ou recipientes que possam se tornar potenciais criadouros do Aedes aegypti”, reforçou.