Umuarama Tecnologia
Usuários do App da Zona Azul Digital devem ficar atentos ao e-mail
Motoristas devem conferir e-mails ativos e caixas de entrada para ativar cadastro na Zona Azul Digital, que iniciou hoje cobranças e notificações
05/11/2025 12h00
Por: Alex Miranda
Arquivo - Tribuna Hoje News

Alguns usuários do aplicativo Vago!, necessário para a utilização das vagas do estacionamento rotativo pago na nova Zona Azul Digital – que começou a ter cobrança hoje (quarta-feira, 5) – têm encontrado dificuldades por conta da confirmação que o sistema envia por e-mail, para ativação do App.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli, 90% dos pedidos de ajuda recebidos na central da Zona Azul Digital dizem respeito à validação do e-mail. “Ao baixar o aplicativo o usuário deve realizar um cadastro inicial que exige a inserção de um e-mail ativo para verificação. Além disso, é solicitado um número de telefone”, explica o secretário.

Em relação ao telefone, o sistema envia um código de verificação via SMS, o que implica que o usuário necessite ter sinal de rede ativo e crédito disponível para receber mensagem. O segundo ponto do cadastro, e o que mais gera problemas, é a verificação do e-mail.

A dica para resolver isso é que antes de finalizar o cadastro, o usuário verifique se o endereço de e-mail cadastrado está apto a receber mensagens. “O usuário precisa acessar sua caixa de entrada e verificar a data da última mensagem recebida. Identificamos casos em que usuários não recebiam e-mails desde 2023, ou seja, o endereço pode ter sido desativado. Isso impede a ativação da conta”, orienta Capelli.

Os problemas mais frequentes são e-mails desativados, caixas de entrada lotadas (que impedem o recebimento de novas mensagens) e e-mails que são direcionados para a caixa de spam ou lixo eletrônico. “Todos esses fatores dificultam a ativação por e-mail, que é essencial para o funcionamento do cadastro. Só após a ativação do e-mail o cadastro do usuário é finalizado”, reforça.

O secretário Capelli complementa: “Diante disso, consideramos crucial reforçar a atenção a esses problemas comuns, pois a ativação do e-mail é o maior desafio enfrentado pelos usuários e o principal motivo de contato com nosso suporte”. Mais informações sobre a Zona Azul Digital podem ser consultadas no site https://zonaazuldigital.umuarama.pr.gov.br/

Dúvidas também podem ser esclarecidas no suporte da empresa que gerencia o sistema, pelo fone/whats (43) 99961-98010 ou e-mail suporte@vago.online.