Umuarama Agricultura Familiar
Secretário Estadual da Agricultura lança programa de estufas agrícolas
Convênio de R$ 1,6 milhão prevê a instalação de 40 estufas agrícolas para fortalecer a produção local e gerar mais renda aos produtores rurais
06/11/2025 11h00
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

O secretário de Estado de Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, será recebido hoje (quinta-feira, 6), às 17h, na sede da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), na rodovia PR-323, próximo ao trevo saída para Mariluz, para a assinatura de convênio com o município visando a implantação de estufas agrícolas. O investimento previsto é de R$ 1 milhão 692 mil.

O projeto atenderá agricultores familiares que produzem verduras e legumes para programas do Banco de Alimentos, a merenda escolar e as feirinhas do ‘Lixo que Vale’, entre outros. A Prefeitura publicou no diário oficial o edital de chamamento público para seleção dos agricultores que serão beneficiados com a implantação das estufas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Seab.

“Essa parceria é destinada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento socioeconômico local. As estufas permitirão um aumento na produção e na qualidade dos alimentos, o que resultará em melhor renda para os produtores”, lembra o prefeito Fernando Scanavaca, que endossou o pedido dos cooperados junto ao governo do Estado.

Os agricultores interessados devem ser residentes e atuantes no município, inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou detentores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. Serão disponibilizadas 40 estufas agrícolas de 960 m² cada (20 x 48 m), destinadas ao cultivo protegido de hortaliças, legumes, frutas e demais espécies compatíveis.

A plasticultura – como é chamado o cultivo em estufas – possibilita o aumento da produtividade, a diversificação das culturas, redução das perdas decorrentes de fatores climáticos e, por consequência, o fortalecimento da renda das famílias beneficiadas e a melhoria no abastecimento local de alimentos frescos e saudáveis.

Além disso, é uma maneira de estimular a permanência das famílias no campo, lembra o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Pikler. “Permite ainda estreitar o vínculo entre políticas públicas e desenvolvimento rural sustentável, bem como garantir maior segurança alimentar à população”, acrescentou.

As estufas serão instaladas nas propriedades rurais, em áreas tecnicamente viáveis, sob orientação da Secretaria Municipal de Agricultura, do IDR-Paraná e demais órgãos parceiros. O edital traz ainda os critérios de seleção, avaliação e classificação dos agricultores cadastrados, e estabelece o período de inscrição de 6 a 19 de novembro, de forma presencial na Secretaria Municipal de Agricultura – no prédio da Prefeitura.