Umuarama Primeiro voto
Justiça Eleitoral lança hoje campanha para incentivar jovens de Umuarama a tirar o primeiro título
Com o slogan “Voto Jovem, Seu Voto, Sua Voz”, ação busca mobilizar estudantes de 16 a 18 anos para o alistamento eleitoral
10/11/2025 11h00
Por: Alex Miranda
Arquivo - Tribuna Hoje News

A Justiça Eleitoral do Paraná, por meio da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, iniciou uma nova campanha voltada à conscientização política dos adolescentes e jovens do município. Com o slogan “Voto Jovem, Seu Voto, Sua Voz”, a ação tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de quem está prestes a exercer o direito de votar pela primeira vez e, assim, fortalecer a representatividade juvenil nas urnas.

A mobilização acontece hoje (segunda-feira, 10), e segue até a sexta-feira (14), com atendimento especial no Fórum Eleitoral de Umuarama, localizado na Rua Desembargador Antônio Ferreira da Costa, 3585, na Zona I. O atendimento será realizado das 12h às 18h, e os servidores estarão à disposição para orientar e auxiliar os jovens em todo o processo de emissão do título.

Podem participar da campanha os jovens que completam 16 anos até a data da próxima eleição. O voto é facultativo entre 16 e 17 anos e se torna obrigatório a partir dos 18. Para realizar o alistamento, é necessário apresentar um documento oficial com foto (como o RG) e um comprovante de residência, que pode estar em nome dos pais ou ser substituído pela declaração de matrícula escolar.

A Justiça Eleitoral também lembra que os rapazes que completam 19 anos em 2025 devem apresentar o comprovante de quitação militar, documento obrigatório para o alistamento nessa faixa etária.

A juíza eleitoral responsável pela 89ª Zona destacou que a campanha é mais do que um mutirão de atendimento — é uma oportunidade de formação cidadã. “Queremos mostrar aos jovens que o voto é um instrumento de transformação. Participar do processo eleitoral é decidir o próprio futuro e contribuir para o fortalecimento da democracia”, afirmou.

Com a campanha “Voto Jovem, Seu Voto, Sua Voz”, a Justiça Eleitoral de Umuarama reforça o convite para que a nova geração se torne protagonista nas decisões políticas do país, exercendo o direito de votar de forma consciente e responsável.