A presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e responsável técnica da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), Regiane Pereira Baptista da Silva, abriu o segundo fórum municipal do conselho destacando as parcerias que fazem a diferença no cuidado com os animais.
Ela agradeceu ao prefeito Fernando Scanavaca por toda colaboração e investimentos repassados à causa. “O prefeito conhece a necessidade do acolhimento dos animais do município e não mede esforços em atender pedidos das ONGs e deste conselho”, afirmou, lembrando que a Prefeitura investe hoje em torno de R$ 118 mil mensais em ração, medicamentos, castração e mão de obra, fora as emendas parlamentares.
Dentre várias questões, o 2° Fórum do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal teve palestras sobre esporotricose felina com o veterinário Wellyton Carlos Rodrigues, da Vigilância Sanitária; ações da Polícia Ambiental, com o sargento Hugo Vinicius de Freitas; Saúde Única, desenvolvimento comunitário sustentável e guarda responsável, com a veterinária e professora Ana Maria Quessada, da Unipar.
E ainda controle populacional, com a veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva; sinais de alerta – quando é preciso levar o animal ao veterinário, com a médica veterinária Jéssica Priscila da Paz; e primeiro socorros em cães e gatos, com a veterinária Yuri Moreira Saijo.
“O controle populacional é feito por meio de um conjunto de estratégias éticas que incluem esterilização cirúrgica, programas de educação, informação e conscientização sobre a guarda responsável e ao combate ao abandono”, explicou Regiane.
Nesta linha, os programas Melhor Amigo e Castração nos Bairros, parcerias entre a Prefeitura e a Saau, já possibilitaram 1.550 castrações praticamente gratuitas ao longo de 11 meses. Além disso, Umuarama tem políticas públicas importantes para o controle populacional, como o Conselho de Proteção e Bem-Estar Animal, legislação contra maus-tratos, ações de conscientização da população, palestras e até livros publicados.
Regiane destacou e agradeceu o trabalho das ONGs de Umuarama e região e ao público presente ao fórum, dentre os quais muitos agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental do município, que convivem diretamente com animais nas ruas e nas casas, em seu trabalho de visitas domiciliares.
Por fim, a presidente do conselho parabenizou o secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Cláudio Marconi, o veterinário José Guilherme Junior, fiscalizador da lei municipal contra maus-tratos, e a toda equipe da secretaria pelo trabalho, e também à diretoria da Saau, grupos de voluntários, protetores independentes, à Polícia Ambiental, ao Instituto Água e Terra (IAT), a comissão de direitos dos animais na OAB e ao programa Paraná Contra Maus-Tratos, pelo trabalho em defesa aos animais em situação de vulnerabilidade.
O fórum também teve o lançamento do livro ‘Aumores da Saau’, que contou com a colaboração da professora de Literatura Infantil e Infantojuvenil Simone Maria Martins e as coordenadoras dos cursos de Direito, Rosane Stédile Pombo Meyer, e de Pedagogia, Lais Bueno Martins, da UniAlfa Faculdade.
Em sua terceira publicação, o livro integra projeto de extensão da UniAlfa no curso de Pedagogia e, neste ano, tem a parceria do curso de Direito. A edição traz a releitura da lei municipal de combate os maus-tratos em linguagem infantil, com atividades didáticas que reforçam o conhecimento à luz da lei. A proposta também reforça uma campanha de arrecadação de recursos destinados à Saau, por meio da venda de exemplares durante as feiras de adoção, bem como junto à comunidade acadêmica da UniAlfa.