Mais de 450 atendimentos foram prestados a homens que procuraram o Centro de Especialidades Médicas (CEM) no último sábado, 30, no ‘Dia D’ – ponto alto da campanha Novembro Azul em Umuarama, que ao longo do mês passado buscou reforçar os cuidados preventivos e aproximar os cidadãos dos serviços de saúde.
Dentre uma série de serviços gratuitos voltados à saúde do homem, das 8h até por volta das 12h, foram realizadas 85 aferições de pressão arterial, 105 coletas de sangue para o exame PSA (antígeno prostático específico), 72 avaliações oftalmológicas, 85 testes de glicemia (para identificar possíveis casos de diabetes) e 105 atendimentos em urologia.
Para a secretária municipal de Saúde, Dra. Lisbeth Scanavaca, o resultado foi satisfatório, mas a atenção à saúde deve se estender a todos os homens. “O foco da campanha é a prevenção ao câncer de próstata, que atinge centenas de milhares de homens todos os anos no país. Mas a atenção à saúde deve ser ampla. O homem precisa se cuidar para ter uma vida longa e saudável”, afirmou a secretária, ao lado do prefeito Fernando Scanavaca, que também acompanhou a ação.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens deixam de fazer a prevenção e alguns preferem nem conversar sobre o assunto. No Paraná, o risco estimado é de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, a cada ano, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos/ano.
O ‘Dia D’ foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS), com o apoio da Universidade Paranaense (Unipar), do Hospital de Olhos de Umuarama (HOU) e da Liga de Urologia da Unipar.
A campanha Novembro Azul busca conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico regular, incentivando hábitos saudáveis e o autocuidado como formas eficazes de promover qualidade de vida e bem-estar.