Umuarama Saúde Pública
Mutirão de nefrologia atende pacientes para reduzir fila de espera em Umuarama
Consultas serão realizadas nos dois primeiros sábados de dezembro; secretária de Saúde alerta para atualização de contatos e importância do comparecimento
06/12/2025 11h30
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Um mutirão preparado pela Secretaria Municipal de Saúde será realizado nos dois primeiros sábados de dezembro como estratégia para atender pacientes na especialidade de nefrologia e, assim, reduzir a fila de espera. A equipe do setor de agendamento entrou em contato com os pacientes e marcou consultas para hoje (sábado, 6), e para o próximo dia 13.

Um volume maior de agendamentos está previsto para os próximos meses, com a expectativa de contratação de mais especialistas na área – no momento está disponível um edital de credenciamento para mais especialistas.

A chefe da Divisão de Média e Alta Complexidade, Carolina Mendonça Felix, recomendou que os pacientes fiquem atentos ao horário do agendamento e ao comparecimento. “Caso haja algum imprevisto e a presença não seja possível, é muito importante que o paciente avise a Unidade Básica de Saúde, para que seja possível chamar outras pessoas que aguardam o atendimento”, salientou.

Quando um paciente falta à consulta com especialista e essa ausência não é comunicada antecipadamente, a secretaria deixa de agendar outros pacientes, prejudicando o fluxo da fila de espera.

“Estamos concentrando os esforços para atender a um volume maior de pacientes e reduzir a espera. Se a falta é comunicada, podemos chamar outro paciente e ir reduzindo a fila de forma mais ágil, já que o médico se colocou à disposição e reservou o espaço na sua agenda.”, acrescentou a secretária de Saúde, Dra. Lisbeth Scanavaca.

Outra dificuldade para agilizar o atendimento à demanda é a impossibilidade de contato com os pacientes. “Muitos trocam de telefone e não atualizam o cadastro na Unidade de Saúde, outros não atendem às ligações. Com isso fica complicado avisá-los sobre a liberação de consultas. É fundamental que o telefone esteja atualizado e que o paciente atenda às ligações”, reforçou Carolina Felix.