Um marco histórico na defesa dos direitos das mulheres e no fortalecimento das políticas públicas de proteção. Assim foi definido o 1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento ocorreu no último dia 8, no auditório da Prefeitura, e reuniu profissionais, gestores públicos, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, com o tema “Violência Doméstica e Violência Digital – Proteção, Prevenção e Rede de Atendimento”.
O seminário proporcionou reflexões essenciais sobre as diversas formas de violação que atingem mulheres, crianças e adolescentes tanto no ambiente familiar quanto no espaço virtual, um fenômeno que tem crescido em todo o país, e teve a participação das secretárias municipais de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco; Educação, Letícia Labiak; e Fazenda, Andreia de Paula Guimarães, além da delegada da Delegacia da Mulher, Fernanda Bertoco, entre outras autoridades.
Palestrante reconhecida pela atuação na defesa dos direitos das mulheres e na implementação de politicas públicas de atendimento a mulheres vítimas de violência, a convidada especial Silvia Aline Ferreira abordou as novas expressões da violência digital (como perseguição online, divulgação indevida de imagens, controle tecnológico e assédio digital) e reforçou a importância da articulação entre os serviços da rede de proteção para garantir divulgação e atendimento seguro e eficaz às vítimas.
Os destaques do seminário foram discussão aprofundada sobre os impactos sociais, emocionais e psicológicos da violência doméstica; debate sobre crimes e práticas de violência digital e suas consequências legais; fortalecimento do fluxo intersetorial entre Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e Sistema de Justiça; sensibilização da comunidade sobre a importância das denúncias e do apoio às vítimas; e valorização das políticas públicas voltadas à proteção e prevenção.
Para a presidente do CMDM, Marcia Cristina de Souza, o seminário consolidou um espaço de diálogo fundamental para aprimorar a rede municipal de enfrentamento à violência. “A iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção de direitos, a prevenção de violências e a construção de uma cidade mais justa e segura para todas as mulheres”, disse.
Durante o evento foi realizada também a oficina de elaboração das metas para o Plano Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Umuarama, organizada também pelo CMDM e Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama.