Alep Legislativo
Alep encerra atividades de 2025 com homenagens e debates sobre infraestrutura e meio ambiente
Última semana antes do recesso contará com solenidades em reconhecimento a data histórica, instituições, atletas e movimentos sociais
15/12/2025 10h00
Por: Alex Miranda
Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná encerra a última semana de atividades antes do recesso parlamentar – que vai de 19 de dezembro a 7 de janeiro – com discussões estratégicas e homenagens. A Casa de Leis realiza os debates finais de 2025 sobre infraestrutura, meio ambiente e transparência, além de celebrar datas históricas e prestar reconhecimento a personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento social, esportivo e comunitário do Estado.

A agenda tem início hoje (segunda-feira, 15), às 10h30, com a audiência pública “Competências Constitucionais dos Estados na Regulação da Infraestrutura do Gás Canalizado”, no Plenarinho. O debate ocorre em meio à tramitação de normas federais e propostas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que impactam a autonomia dos Estados prevista na Constituição Federal. A iniciativa é do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD); do líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD); do coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, deputado Fabio Oliveira (Podemos); e do presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, deputado Luiz Fernando Guerra (União).

Ainda na hoje (segunda), às 18 horas, o presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, deputado Arilson Chiorato (PT), promove a audiência pública “Bosque da Copel: Direito à Cidade Sustentável e Transparência”. O debate trata do futuro da área localizada no bairro Bigorrilho, em Curitiba, vendida pela Copel em 2024 e que voltou ao centro das discussões este ano. A intenção é reunir informações e discutir impactos urbanísticos, ambientais e sociais relacionados ao uso do espaço.

Amanhã (16) começa com uma sessão solene em homenagem aos 172 anos da Emancipação Política do Paraná, às 11 horas, no Plenário, comemorados em 19 de dezembro. A proposição é dos deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Curi. A solenidade celebra a trajetória histórica do Estado desde a promulgação da Lei Imperial nº 704, que elevou Curitiba à condição de província em 1853, separando o Paraná de São Paulo. A iniciativa conta com parceria do Movimento Pró-Paraná e reforça o papel do Estado, hoje com quase 12 milhões de habitantes, como a quarta maior economia do país.

Também na amanhã, às 15 horas, no Salão Nobre, o deputado Ney Leprevost homenageia o Coritiba Crocodiles pela conquista do Brasil Bowl, que garantiu o tetracampeonato brasileiro de futebol americano. O título é especialmente simbólico por ser o primeiro após o acidente envolvendo o ônibus da equipe em 2024, que vitimou os atletas Daniel Santos, Lucas Padilha e Lucas Barros. Além das conquistas nacionais, registradas também em 2013, 2014 e 2022, o Croco soma 12 títulos estaduais.

À noite, às 19 horas, o Plenário recebe a sessão solene em homenagem ao movimento Legendários, pelo pioneirismo e pela chegada ao Brasil e ao Paraná. Reconhecida pela atuação social e pela promoção de valores familiares, a organização será homenageada por proposição dos deputados Fabio Oliveira (Podemos) e Alexandre Curi.

Encerrando a programação, na quarta-feira (17), às 14 horas, ocorre a sessão solene em reconhecimento aos presidentes e às diretoras das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (Febiex/PR), além de entidades coirmãs. A iniciativa é do presidente Alexandre Curi e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), que destacam o papel das organizações no atendimento e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Com o encerramento das atividades, o recesso parlamentar vai de 19 de dezembro a 7 de janeiro. As sessões plenárias retomam no dia 2 de fevereiro.