Praticamente um hospital veterinário móvel, com mais de 20 profissionais e toda a infraestrutura necessária, o Castrapet chegou a Umuarama na sexta-feira, 9, e teve uma manhã movimentada na quadra da Escola Municipal Senador Souza Naves.
O programa é resultado de uma grande parceria entre o governo do Paraná a Prefeitura de Umuarama, coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), e representa o maior programa público de castração de animais do país. A ação garante castração segura e gratuita para cães e gatos do município, contribuindo diretamente para o controle populacional, a saúde pública e o bem-estar animal.
O prefeito Fernando Scanavaca e o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, acompanharam o início dos trabalhos da unidade móvel do programa, que está atendendo aos tutores previamente inscritos pelo município.
“Essa iniciativa reforça o compromisso conjunto do Estado e da gestão municipal em ampliar políticas públicas de proteção animal e oferecer um serviço essencial às famílias que mais precisam”, descreve a responsável técnica do projeto, Girlene Jacob.
A coordenadora explica que o Castrapet segue protocolos rigorosos, conta com uma equipe técnica especializada e estrutura completa para garantir um atendimento eficiente e com qualidade. “Os animais saem castrados, microchipados e com a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo para o tutor”, acrescenta.
A prioridade são pessoas inscritas no CadÚnico, OSC/ONGs, protetores independentes e beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A agenda deste ano conta com 315 municípios contemplados em todas as regiões do Estado.
“Esse programa traz um reforço importante para as ações que a prefeitura já realiza. Mensalmente o município banca 250 castrações gratuitas para a população mais vulnerável. Com as 380 do Castrapet, neste mês de janeiro serão 630”, agradeceu o prefeito Fernando Scanavaca.
Neste sábado, 10, o programa completou os procedimentos programados para Umuarama. A retirada dos pontos das cirurgias nos animais está prevista para o próximo dia 17, das 8h às 11h, no mesmo estabelecimento de ensino.