Umuarama Mobilidade Urbana
Radar em fase de teste reacende debate sobre segurança e excesso de velocidade na cidade
Equipamento instalado na avenida Portugal integra estudo técnico da Sestram e pode antecipar nova política de fiscalização eletrônica no trânsito
15/01/2026 10h00
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Um controlador eletrônico fixo de velocidade instalado no fim de semana, na avenida Portugal, tem alertado condutores e motivado comentários em redes sociais. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) explica que o aparelho foi instalado para teste, dentro de um amplo estudo sobre o tráfego de veículos na região.

A Prefeitura abriu registro de preços visando a aquisição, instalação e configuração de equipamentos metrológicos e não metrológicos de fiscalização eletrônica de trânsito. O processo inclui controladores eletrônicos fixos de velocidade (radar), controladores compostos com pesagem estatística (balança), controlador de velocidade portátil/estático e radares semafóricos (detectores de avanço de sinal).

Os equipamentos serão comprados conforme a demanda apresentada pelos estudos técnicos da Sestram, ainda em andamento.

“Queremos reduzir a velocidade do trânsito em nossa cidade, para a segurança dos próprios motoristas e da população em geral. Temos registrado muitos acidentes e, com o excesso de velocidade, pessoas tem perdido a vida ou ficado com sequelas permanentes, além dos prejuízos”, explicou o prefeito Fernando Scanavaca.

De acordo com a Sestram, o município pode instalar radares em alguns pontos com alto índice de acidentes e de vítimas, devido ao abuso constante da velocidade por parte dos condutores, “mas tudo ainda depende dos dados que estamos colhendo e do comportamento dos motoristas, e o radar instalado na Portugal faz parte deste levantamento”, acrescentou o secretário Valdecir Capelli, da Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana.

Quando os radares forem ativados na cidade, o secretário explica que os pontos serão muito bem sinalizados e amplamente divulgados por meio da imprensa. “Como sempre dizemos, o objetivo dessas medidas é dar mais segurança ao trânsito, fazendo com que os condutores respeitem a sinalização e os limites de velocidade de cada via”, reforçou Capelli.

Por fim, o secretário informou que diversas vias cidade apresentam alta incidência de excesso de velocidade. “Sabemos que isso tem gerado acidentes, e muitos deles com vítimas. Precisamos coibir esta prática para trazer segurança aos usuários das vias públicas e o radar é uma opção eficiente e necessária, que os motoristas costumam respeitar”, completou.