Umuarama Capacitação
Parceria entre Senac e Prefeitura leva à inicialização do curso gratuito de TI no Technopark
Iniciativa prepara participantes para atuar em instalação, configuração e operação de sistemas de TI
22/01/2026 11h00
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Marcando mais um resultado positivo da parceria entre a Prefeitura de Umuarama – por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), teve início nesta semana, no Technopark Umuarama, o curso gratuito de Assistente de Tecnologias da Informação.

A abertura foi conduzida pelo secretário Junior Ceranto. “O Technopark foi criado justamente para impulsionar o conhecimento, a inovação e o empreendedorismo em Umuarama. Ver o interesse da comunidade e a sala cheia no primeiro dia de aula mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

O prefeito Fernando Scanavaca destacou a importância do investimento em capacitação tecnológica e comemorou a adesão expressiva dos participantes. “Essa é a resposta dos nossos jovens ao convite do município para que se capacitem, se preparem para as novidades que estão chegando na área tecnológica. Continuaremos investindo forte na formação e qualificação dos nossos jovens nessa e em outras áreas”, afirmou.

A procura pelo curso superou as expectativas, demonstrando o crescente interesse dos jovens pela área de tecnologia, acrescentou Junior Ceranto. “Essa formação busca capacitar os participantes para atuar com as melhores técnicas e práticas voltadas à instalação, configuração e operação de tecnologias da informação em diversos ambientes”, descreveu.

Com carga horária total de 200 horas, o curso será realizado entre 20 de janeiro e 9 de julho de 2026, no Technopark Umuarama, com aulas sempre às terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h.

Entre as unidades curriculares estão a operação de sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos; instalação e configuração de componentes de hardware; instalação e configuração de sistemas operacionais cliente, softwares e periféricos; configuração e operação de redes locais de computadores; além do Projeto Integrador Assistente de Tecnologias da Informação.

As 20 vagas foram ofertadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas que atendam aos critérios do programa. Para participar, foi necessário ter idade mínima de 15 anos e Ensino Fundamental completo.