O cuidado com o meio ambiente não pode tirar férias. Em todos os meses do ano, a população precisa ficar atenta à separação dos resíduos recicláveis, que são recolhidos semanalmente em todos os bairros da cidade, pelas equipes da coleta seletiva.
Antes de descartar seus resíduos, o morador deve separar plásticos, metais, vidro e papelão, entre outros, que não devem ir para o lixo comum. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça a recomendação por questões ambientais e, também, pelo grande volume de recicláveis descartados junto com o lixo orgânico, ou contaminado por gordura e restos de alimentos, que não podem ser reaproveitados.
Se a separação não for bem-feita, tudo acaba indo parar no aterro sanitário municipal. O secretário do Meio Ambiente do município, Cláudio Marconi, reforça que os recicláveis precisam estar limpos e secos para o processamento. “O material deve ser separado e armazenado durante a semana. No dia da coleta seletiva, que acontece bem cedo, o morador deve colocar os recicláveis em sacos plásticos na frente da sua casa. Observe o dia da coleta”, reforçou.
Para saber quando colocar o material na calçada, o morador pode acessar o calendário da coleta seletiva no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br), no banner ‘Rota Ambiental’.
“Além de ajudar a cuidar do ambiente, evitando a poluição e o comprometimento do aterro, separar os recicláveis e dar a destinação correta ajuda a gerar renda para dezenas de famílias que vivem da reciclagem. Elas trabalham na Cooperuma, a cooperativa onde os cooperados tiram o sustento desse trabalho”, reforçou o secretário.
Separe jornais, revistas, caixas de papelão (sem gordura), embalagens longa vida, embalagens plásticas, potes, baldes, sacolas e canos. Garrafas de vidro, potes, copos e jarras devem ser bem embalados para não quebrarem nem ferirem os coletores.
Latas, tampas, embalagens de aerossol, panelas e eletrônicos – como celulares, computadores, televisores e eletrodomésticos – também podem ser colocados na coleta seletiva, bem como óleo de cozinha usado (armazenado em garrafa PET).
É importante retirar os materiais (ou alimentos) para descartar as embalagens bem vazias e não prejudicar a reciclagem. Se uma embalagem de iogurte tiver restos do alimento, por exemplo, descarte as sobras no lixo orgânico e coloque apenas o pote no reciclável.
Além do lixo orgânico, não podem ir para a coleta seletiva papel higiênico usado, fraldas, absorventes, cotonetes e outros resíduos de banheiro e limpeza; pilhas, baterias, esponjas de aço, agulhas, embalagens de tintas ou produtos químicos, vidro temperado e espelhos.