O Abatedouro Frigorífico de Aves – Frango Jaborandi é exemplo de superação, trabalho e compromisso com a qualidade na produção de alimentos de origem animal. A agroindústria de pequeno porte iniciou suas atividades em 2009, após a família proprietária buscar alternativas para permanecer no meio rural, optando pela criação e abate de aves como forma de sustento e desenvolvimento da propriedade.
Mesmo sem experiência inicial e enfrentando diversas limitações estruturais, os proprietários buscaram orientação junto ao poder público e optaram, desde o início, por atuar de forma regular. Assim, o Frango Jaborandi passou a operar com registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), garantindo que o abate e a comercialização ocorressem em conformidade com as exigências sanitárias.
Com isso, a agroindústria garante alimentos seguros ao consumidor. Atualmente, o estabelecimento encontra-se em fase de regularização, em razão das atualizações na legislação sanitária vigente, com acompanhamento do serviço de inspeção competente.
Como perspectiva de crescimento, os proprietários manifestam interesse na indicação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que permitirá a ampliação da área de comercialização, mantendo elevados padrões de higiene, controle sanitário e segurança dos alimentos.
O processo todo tem o acompanhamento e o apoio da Prefeitura. “A trajetória da empresa reforça a importância de formalizar as agroindústrias e do consumo de produtos inspecionados, além da valorização do pequeno produtor local. Essa é uma prerrogativa da nossa gestão, que contribui para a proteção da saúde pública, a confiança do consumidor e o fortalecimento da economia regional”, destacou o prefeito Fernando Scanavaca.
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) reconhece a equivalência entre os serviços de inspeção municipal, estadual e federal. “Na prática, permite que estabelecimentos que cumprem as normas sanitárias ampliem sua área de comercialização, garantindo ao consumidor alimentos produzidos com segurança, higiene e responsabilidade”, explicou o secretário da Agricultura do município, Antonio Favaro.