Umuarama Festa do Agro
SRU lança a Expo Umuarama com programação turbinada para 2026
Expectativa dos organizadores é de que o evento receba neste ano mais de 300 mil visitantes
06/02/2026 10h30
Por: Alex Miranda
Arquivo - Tribuna Hoje News

Com uma programação turbinada por grandes shows e seis dias de entrada gratuita, a Expo Umuarama 2026 foi lançada na noite de ontem (quinta-feira, 5), no Recinto de Leilões e Eventos do Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega, com a presença de autoridades, expositores, associados da Sociedade Rural de Umuarama (SRU) e profissionais da imprensa.

O presidente da entidade, Milton Gaiari, confirmou a expectativa positiva de público e negócios para os 11 dias do evento, programado para ocorrer de 12 a 22 de março. A projeção dos organizadores é de receber pelo menos 300 mil visitantes, número semelhante ao de 2025, considerado um dos anos mais expressivos da história da feira, que comemorou seu jubileu de ouro.

“Foi uma edição histórica. Superou tudo o que tínhamos em mente. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas, se mantivermos esse público, estaremos mais que satisfeitos”, afirmou Gaiari, nos preparativos finais para o lançamento.

Na área de negócios, a expectativa é alcançar R$ 126 milhões, cerca de 10% acima do volume movimentado anteriormente. A movimentação de divisas deve ser impulsionada pelos cinco leilões programados, pelo shopping de animais e pela comercialização de veículos, máquinas, implementos agrícolas e insumos. A feira também contará com oferta de serviços técnicos ligados ao agronegócio, comércio e indústria.

Aproximadamente 9 mil animais, de ao menos nove raças entre bovinos, equinos e ovinos, deverão passar pelo recinto de leilões, pistas de julgamento e pavilhões de argolas (gado de elite), expoentes da mais alta genética.

Grade musical

A grade artística da Expo Umuarama 2026 trará variedade de estilos musicais. Panda e Humberto e Ronaldo se apresentarão na sexta-feira, 13 de março. No sábado, 14, a arena receberá a dupla Henrique e Juliano. Zezé Di Camargo e Luciano e João Bosco e Vinícius subirão ao palco no dia 20. A programação musical terminará no sábado, 21 de março, com Nattan e o grupo de pagode Menos é Mais.

Além dos shows pagos, o evento terá apresentações gratuitas. O destaque será a dupla Jads e Jadson, que se apresentará logo após o rodeio, na quarta-feira, 18 de março.

Dos 11 dias de Expo, seis terão entrada gratuita. Nessas datas, além da visitação aos estandes e às atividades técnicas, o público poderá acompanhar o rodeio, parque de diversões, apresentações culturais e visitar os espaços do comércio e da indústria.

Rodeio ampliado

O rodeio permanecerá como uma das principais atrações da Expo Umuarama e terá, pela primeira vez, seis dias de competições. A programação começará no domingo, 15 de março, com o Rodeio Mirim em Carneiros, voltado para crianças de até 35 quilos, e o Rodeio Regional em Touros.

A iniciativa destinada às crianças buscará incentivar o contato das novas gerações com o esporte e reforçar o perfil familiar do evento. Os três primeiros colocados receberão prêmios em caderneta de poupança.

O Rodeio Regional continuará na segunda-feira, 16 de março, com entrada gratuita. Já o Rodeio Nacional, com montarias em touros e cavalos, ocorrerá entre os dias 17 e 22 de março e contará com atletas da Associação dos Campeões de Rodeio e da Seleção Brasileira de Rodeio. Durante três noites, a programação incluirá a tradicional Prova dos Três Tambores.

A estrutura técnica terá narradores como Almir Cambra e Marco Brasil (de volta à arena de Umuarama) no Rodeio Nacional e Luizinho Mirante e Jeferson Damasio no Rodeio Regional, além de equipe especializada de juízes e salva-vidas, o que garantirá segurança e alto nível técnico das disputas.

Para reforçar a qualidade das montarias, a organização contratou companhias reconhecidas nacionalmente, como Califórnia e Gutt Bulls, de São Paulo, além das paranaenses Estância Revoada, Salto Forte e Velho Oeste. No cutiano, participarão a Vale Piedade, de São Paulo, e a Copa 90, do Paraná. O retorno de companhias de outros estados ocorreu após o fim das restrições sanitárias relacionadas à febre aftosa.

Com programação diversificada e estrutura ampliada, a Expo Umuarama 2026 reafirmará seu papel como um dos maiores eventos do agronegócio e entretenimento do Sul do país e oferecerá tradição, geração de negócios e lazer para milhares de visitantes.