O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde uma campanha de prevenção em saúde voltada ao Carnaval deste ano. O propósito das ações programadas é alertar e conscientizar adolescentes e jovens quanto à importância do uso do preservativo nas relações sexuais, bem como demais formas de prevenção.
A campanha começou na última quinta-feira, 5, com uma palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), estratégias eficazes de prevenção ao HIV oferecidas pelo SUS (preservativo interno e externo) com indicações pré-exposição (PrEP) – de uso diário para evitar a infecção antes de situações de risco – e pós-exposição (PEP), medida de emergência tomada após um risco, que deve ser iniciada em até 72h e durar 28 dias.
A primeira palestra, com a psicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de Psicologia do ambulatório, Mariana Toesca, foi feita para alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Sesi. No próximo dia 11, das 14h às 15h, o tema será novamente abordado com alunos do curso de menor aprendiz, na mesma instituição de ensino.
Amanhã (terça-feira, 10), e também no próximo dia 24, a psicóloga Lucinéia e a estagiária Mariana conduzem rodas de conversa sobre prevenção de ISTs e HIV com internos do Centro de Socioeducação Waldir Colli no horário das 10h às 11h.
“Encerrando a programação, a roda de conversa vai contemplar usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps II), em tratamento de transtornos mentais, com medidas preventivas contra infecções sexualmente transmissíveis e Aids”, informou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.
A prevenção é uma das estratégias defendidas pelo prefeito Fernando Scanavaca, junto com a orientação, tratamento e diagnóstico precoce, para evitar a propagação de doenças e melhorar as condições de saúde da população.