O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Umuarama divulgou nesta semana a classificação preliminar do chamamento público 01/2025, destinado à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para execução de projetos voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no município.
A sessão pública de abertura das propostas, realizada no último dia 3, na Secretaria-Executiva dos Conselhos, teve a presença de representantes das entidades Centro Infantil Menino Deus, Camur, Assebe (Assistência Social Lar Betel), Associação de Futebol Tigrão, Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar) e Associação Colorindo o Futuro de Umuarama.
A análise foi conduzida pela comissão de seleção, composta pela secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Ribeiro Vicente Bertoco, e por Adriana Cristina Dias, Ailton Rebelatto Vieira, Jéssica Antunes Marins Alves, Patrícia Barbosa Germani e Rosemeri Berta Szezerbatz Augusto, representantes do poder público e da sociedade civil.
Após a avaliação técnica, as entidades foram classificadas conforme os critérios estabelecidos no edital. As organizações que obtiveram nota final inferior a 10 pontos foram desclassificadas, nos termos do item 6.4.2.2.1.
O prefeito Fernando Scanavaca reforçou que o edital do CMDCA vai além de um procedimento administrativo. “Esse processo se constitui uma ferramenta estratégica de investimento social, que valoriza o trabalho das Organizações da Sociedade Civil e fortalece as políticas públicas no município”, disse. “Ele aproxima os recursos públicos das entidades que prestam atendimento direto à população de cada setor, aumentando o alcance das ações da assistência social”, completou.
A secretária Maria Luisa Bertoco, que integrou a comissão de seleção, ressaltou que “o chamamento público assegura que os recursos sejam destinados de forma responsável, técnica e democrática, priorizando projetos que efetivamente contribuam para a promoção, proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes de Umuarama”.
O prazo para interposição de recursos vai de 12 a 20 de fevereiro, conforme cronograma oficial. A classificação completa pode ser consultada no site da Prefeitura de Umuarama (www.umuarama.pr.gov.br) ou clicando AQUI.
1º) Associação Regional de Assistência Ao Menor (Aram) – 20,0
2º) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – 20,0
3º) Assistência Social Lar Betel (Assebe) – 20,0
4º) Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi) – 20,0
5º) Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz – 20,0
6º) Associação Rebelatto – 20,0
7º) Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver – 20,0
8º) Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) – 20,0
9º) Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar) – 20,0
10º) Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu) – 18,0
11º) Associação Ferreirão dos Amigos do Esporte (Afade) – 18,0
12º) Associação de Futsal de Umuarama (Afsu) – 18,0
13º) Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Umuarama (Aceru) – 16,0
14º) Associação de Ginástica Rítmica de Umuarama (Agru) – 16,0
15º) Associação de Futebol Tigrão de Umuarama – 16,0
16º) Centro Infantil Menino Deus – 14,0
17º) Projeto Restauração – Espaço Esperança – 14,0
18º) Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA) – 12,0
19º) Associação Colorindo o Futuro de Umuarama – 12,0
20º) Associação Sport Santa Cruz – 10,0
21º) Associação Atlética de Rugby de Umuarama – 10,0
— Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial – 0,0