Reunidos nas dependências do TechnoPark, representantes do poder público, universidades e instituições parceiras que integram o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Umuarama, deliberaram sobre a aplicação dos recursos de fundo a fundo, destinados ao município pelo governo do Estado.
O valor, que soma R$ 896 mil, foi liberado pela Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), durante visita do o secretário Alex Canziani, e poderá ser aplicado em projetos estratégicos voltados ao fortalecimento do ecossistema local de inovação.
De acordo com as diretrizes abordadas, os recursos poderão ser aplicados em expansão da capacitação tecnológica e formação em competências digitais e inteligência artificial; fomento ao empreendedorismo inovador e aos ambientes de inovação (hubs, labs e espaços makers); e estruturação de infraestrutura, equipamentos e ferramentas para inovação e transformação digital.
Outras linhas de possíveis investimentos são o fortalecimento da governança e das parcerias entre governo, academia e setor produtivo; e a promoção de projetos de inovação, difusão científica e inclusão digital.
Durante a reunião, mestres e pesquisadores das universidades locais apresentaram propostas de alto impacto para o município. Entre os destaques, o upgrade do Laboratório de Processos Agroindustriais – ampliação e modernização do laboratório em implantação no TechnoPark, com aquisição de novos equipamentos e fortalecimento da pesquisa aplicada ao setor agroindustrial, área estratégica para a economia regional.
Outra proposta foi a implantação de Laboratório e Fábrica de Cosméticos. “Este é um projeto inovador vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM) e parceiros, prevendo a instalação de um laboratório e fábrica de cosméticos no TechnoPark, além da criação de um curso específico na área”, lembrou o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto.
O prefeito Fernando Scanavaca lembrou que O setor cosmético movimenta bilhões de dólares globalmente. “Isso representa uma nova frente de desenvolvimento econômico e tecnológico para Umuarama”, destacou o prefeito, que tem priorizado o setor de inovação e tecnologia para o desenvolvimento dos jovens e dos empreendedores locais.
O Sebrae apresentou um programa estruturado de apoio ao TechnoPark, contemplando a incubação de startups, gestão, certificação e suporte ao desenvolvimento de negócios inovadores. Foram apresentados ainda projetos de automação de hortas, com aplicação em escolas e áreas públicas municipais, promovendo educação tecnológica, sustentabilidade e eficiência produtiva.
A reunião reforça o compromisso do conselho e do município com uma política pública estruturada de inovação, conectando educação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. “O investimento representa mais um passo na consolidação do TechnoPark como ambiente estratégico de inovação e geração de oportunidades para Umuarama e região”, completou Ceranto.