Umuarama Folia
Samba, tradição e memória cultural animaram festa no Lago Aratimbó
Evento reuniu mais de 500 pessoas na orla do Lago Aratimbó e resgatou o espírito do carnaval de rua com homenagem a ícone do samba local
19/02/2026 11h30
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Sucesso de público! Mais de 500 pessoas foram brincar no carnaval e prestigiar a roda de samba promovida pela Escola Unidos da Vila Tiradentes, em conjunto com a Fundação Cultural de Umuarama no último domingo, 15, na orla do Lago Aratimbó.

“Muitas famílias estiveram presentes. Foi uma alegria bem sadia, celebrando esta cultura popular e a tradição que a escola de samba representa para a nossa história cultural”, destacou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira. Como previsto, o evento estendeu-se até as 22h30, fazendo a alegra de crianças e adultos em clima familiar.

Foi um domingo especial. O evento “A Vila Faz Samba”, no Lago Aratimbó, buscou na memória boas lembranças dos tempos áureos do carnaval de rua na Capital da Amizade. A iniciativa transformou aquele espaço público em um grande cenário de celebração da cultura popular, reunindo música, figurinos e tradição, promovendo uma grande confraternização aberta à comunidade.

O encontro, iniciado por volta das 20h, envolveu o público em uma autêntica roda de samba, valorizando as raízes do gênero e fortalecendo laços culturais da cidade, com entrada é gratuita. Um dos momentos marcantes foi a homenagem ao saudoso Armando da Silva, o ‘Velho Armando’, referência na história do samba local.

A animação ficou por conta da Roda de Samba Unidos da Vila Tiradentes, que conduziu um tributo carregado de simbolismo, reconhecendo a trajetória e a contribuição do artista para o desenvolvimento da cultura popular local.

“O evento, mais do que um espetáculo musical, proporcionou um espaço de convivência intergeracional, reunindo moradores e visitantes para compartilharem uma experiência marcada por identidade, pertencimento e valorização das tradições, e tudo ao ar livre, aberto a todos”, descreveu o coordenador de Ação Cultural da Fundação Cultural de Umuarama, professor Alessandro Salgado.

O secretário Rodrigo Pereira acrescentou que “a proposta de reafirmar o samba como manifestação cultural viva, construída coletivamente e transmitida entre gerações, foi cumprida”, destacou, enaltecendo o apoio do prefeito Fernando Scanavaca, de valorizar as raízes da cidade e promover a cultura em todas as suas vertentes, com acesso gratuito à população.