A Capital da Amizade recebe a partir das 15h de hoje (quinta-feira, 19), o Simpósio Internacional Paraná Handebol, evento que se desenvolverá até domingo oferecendo aos participantes cursos de Técnico de Handebol de Alto Nível (indoor e areia), Técnico de Handebol Básico, Preparação de Goleiros e Formação e Ascensão de Árbitros.
Além disso, os participantes e convidados terão a entrega do Prêmio Melhores do Ano do Handebol do Paraná, referente à temporada de 2025, em todas as categorias e naipes disputados, além de atletas destaques e artilheiros.
“Serão quatro dias de imersão em diversas clínicas de handebol indoor e de praia, com momentos de integração e troca de experiências, e cerca de 600 participantes estarão na cidade entre técnicos federados e árbitros. Os professores contratados são de altíssimo nível”, destacou o secretário de Esportes e Lazer de Umuarama, Gentil Soares de Lima.
Destaque para Morten Roneklint Soubak (dinamarquês campeão europeu e mundial de handebol), Ésilo de Mello (árbitro internacional), Luiz Filipe Caldas (especialista em handebol de praia) e Marcos Paulo Santos (goleiro da Seleção Brasileira e ex-atleta olímpico).
Os cursos serão realizados no Campus III da Unipar e Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa. A abertura oficial e a celebração dos melhores do ano de 2025 será realizada no teatro do Centro Cultural V Schubert, na próxima sexta-feira, 20, a partir das 19h30.
Este importante evento do setor esportivo nacional, além de estadual e local, tem como parceiros de organização e realização a Liga de Handebol do Paraná, Prefeitura de Umuarama/Smel, Unioeste (certificados) e a Universidade Paranaense (Unipar), campus Umuarama.
O prefeito Fernando Scanavaca se mostrou entusiasmado com mais esta grandiosa realização e colocou a administração municipal à disposição, com a intenção de acompanhar presencialmente os acontecimentos. “O setor de esporte no município terá grande oportunidade de conviver e vivenciar o que tem de melhor no mundo desse esporte, além de receber expoentes nacionais e Internacionais”, acrescentou.
Vale frisar que o evento movimentará o setor hoteleiro, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis, que receberão visitantes, “o que, com toda a certeza, fortalecerá a economia local”, completou.