A região Noroeste do Paraná recebeu hoje (24), um importante pacote de investimentos voltado à infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Em cerimônia realizada com apoio da Itaipu Binacional, os consórcios intermunicipais Coripa e Cibax receberam 72 veículos elétricos, além de recursos destinados à conservação de estradas rurais, pavimentação, geração de energia renovável e fortalecimento da gestão ambiental nos municípios participantes.
As entregas fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa que busca promover o desenvolvimento sustentável dos municípios por meio de investimentos em mobilidade limpa, infraestrutura rural, preservação ambiental e melhoria dos serviços públicos.
Ao todo, foram entregues 72 veículos elétricos, sendo 38 destinados aos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa) e outros 34 para os municípios atendidos pelo Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade das Bacias dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax).
A renovação das frotas municipais representa um avanço na política de sustentabilidade adotada pela Itaipu. Além de reduzir os custos com combustíveis e manutenção, os veículos contribuem para a diminuição da emissão de gases poluentes, fortalecendo a transição para uma mobilidade mais limpa nas cidades da região.
No caso do Coripa, o investimento da Itaipu na aquisição dos veículos elétricos chegou a R$ 4,6 milhões, com contrapartida dos municípios de aproximadamente R$ 242 mil. Foram beneficiadas as cidades de Alto Paraíso, Altônia, Douradina, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Maria Helena, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa.
Além dos veículos, o convênio contempla a execução de 50,6 quilômetros de pavimentação e a adequação de 58,4 quilômetros de estradas rurais. As melhorias devem facilitar o transporte da produção agrícola, garantir mais segurança aos usuários das vias e reduzir custos logísticos para produtores rurais.
Já no âmbito do Cibax, os investimentos apresentam números ainda mais expressivos. A Itaipu destinou mais de R$ 37,7 milhões, com contrapartida superior a R$ 1,7 milhão dos municípios participantes. O pacote inclui a entrega de 34 veículos elétricos, a conservação de 110 quilômetros de estradas rurais, a implantação de 33 quilômetros de pavimento asfáltico em Tratamento Superficial Triplo (TST) e a instalação de sistemas de energia solar com capacidade de geração de 1.965 quilowatts-pico (kWp).
Também estão previstos equipamentos para apoio à gestão de resíduos sólidos, reforçando as ações ambientais desenvolvidas pelos municípios e ampliando a capacidade de atendimento dos serviços públicos ligados à coleta e destinação adequada de resíduos.
Entre os municípios contemplados pelo Cibax estão Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Francisco Alves, Iporã, Ivaté, Mariluz, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê.
Os investimentos abrangem ainda ações de manejo de água e solo, conservação ambiental, modernização da gestão pública e fortalecimento da infraestrutura rural. A expectativa é que os recursos gerem impactos positivos tanto para as administrações municipais quanto para a população, especialmente nas áreas ligadas à agricultura, transporte, sustentabilidade e qualidade de vida.
A iniciativa reforça o papel da Itaipu Binacional como parceira dos municípios no desenvolvimento regional. Ao direcionar recursos para projetos estruturantes e ambientalmente sustentáveis, a empresa contribui para impulsionar o crescimento econômico, fortalecer a preservação dos recursos naturais e melhorar os serviços oferecidos à população de dezenas de cidades do Noroeste paranaense.