Geral Geral
Polícia Ambiental apreende 12 aves silvestres durante operação em Umuarama e Goioerê
Polícia Ambiental apreende 12 aves silvestres durante operação em Umuarama e Goioerê
22/01/2025 13h45 Atualizada há 6 meses
Por: Alex Miranda
Divulgação

Durante o atendimento de denúncias, a Polícia Ambiental de Umuarama realizou, em duas operações distintas, a apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro sem autorização. As ações ocorreram nos municípios de Umuarama e Goioerê, resultando na apreensão de 12 pássaros e em autuações por crimes ambientais.

A primeira ocorrência foi atendida no Distrito de Serra dos Dourados, onde um homem foi flagrado mantendo em gaiolas dois pássaros pretos e dois coleirinhos sem a devida licença de criador. outra foi averiguada no município de Goioerê, a equipe apreendeu outras oito aves das espécies tico-tico, canário-terra, coleirinho e cardeal. Assim como no caso anterior, o responsável não possuía autorização para a criação dos animais.

As aves apreendidas foram encaminhadas ao Instituto Água e Terra (IAT), onde passarão por avaliação para determinar as condições de reinserção ao habitat natural.

Resultados das operações:

12 aves silvestres apreendidas e destinadas ao IAT

02 Termos Circunstanciados por infração à Lei de Crimes Ambientais

02 Autos de Infração Ambiental, totalizando R$ 6.000,00 em multas

Os infratores responderão criminalmente pelos atos, e as ações reafirmam o compromisso da Polícia Ambiental em proteger a fauna brasileira e combater a captura e criação ilegal de animais silvestres.