Geral Geral
Deputado quer proibir músicas com apologia ao crime, drogas ou conteúdo sexual nas escolas
Deputado quer proibir músicas com apologia ao crime, drogas ou conteúdo sexual nas escolas
10/02/2025 09h00 Atualizada há 5 meses
Por: Alex Miranda
Assessoria Parlamentar

O deputado Luiz Fernando Guerra (União) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná que dispõe sobre a vedação de execução de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas, ou expressem conteúdos verbais e não verbais de cunho sexual e erótico. A ideia é que a medida passe a valer para as unidades escolares da rede estadual de ensino.

De acordo com Guerra, a iniciativa está focada em proteger os estudantes. “Nosso objetivo é assegurar ambientes saudáveis nas escolas, onde os estudantes possam aprender e crescer sem influências negativas. A exposição a conteúdos que promovem o crime, o uso de drogas ou conteúdos sexuais e eróticos pode ter consequências graves no desenvolvimento dos jovens, além de estimulá-los a adotar tais comportamentos, gerando problemas na vida adulta”, comentou o deputado.

Na justificativa do projeto, ele destaca que as escolas têm um papel fundamental na formação de cidadãos responsáveis, corretos e éticos. Ao vedar a execução desses conteúdos, Guerra defende que o estado estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e especialmente respeitosa. “Escola é o local onde as crianças precisam aprender o que é certo, e não sobre crime ou uso de drogas”, defende.

O projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para então ser votado em plenário pelos demais deputados.