Umuarama Educação
Professores recebem assessoramento pedagógico das coordenações educacionais
As ações foram conduzidas com foco na elaboração e ajustes dos Planos de Ensino do 1º ao 5º ano
01/04/2025 11h00
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

A semana de 24 a 28 de março da Secretaria Municipal de Educação foi marcada por uma série de atividades de organização, assessoramento e planejamento com os professores de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática.

De segunda a sexta-feira, as coordenadoras educacionais Elaine Darli Baffili Hirt, Patrícia Abucarma, Gisele Gasparetto, Silvia Watanabe e Elisangela Reis, responsáveis pelos componentes curriculares de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática, estiveram engajadas com os docentes em atividades voltadas ao aprimoramento do ensino e a qualificação das práticas pedagógicas.

As ações foram conduzidas com foco na elaboração e ajustes dos Planos de Ensino do 1º ao 5º ano, garantindo alinhamento com as diretrizes curriculares e a efetividade do processo de ensino-aprendizagem.

No período, os professores, em uma ação científica, receberam Planos de Ensino com aulas desenvolvidas pela RPC (Rede Pedagógica Colaborativa), discutiram metodologias de ensino, revisaram as atividades propostas para os conteúdos programáticos e vivenciaram um espaço de troca de experiências com práticas pedagógicas inovadoras, adequadas à realidade de cada unidade educacional.

“Foi uma semana intensa de atividades, que vai desdobrar todo o desenvolvimento do primeiro semestre dos conteúdos previstos para cada ano e turma”, explicou a secretária municipal da Educação, Letícia Labiak Pereira.

Durante o desenvolvimento e validação das aulas, os docentes priorizaram atividades dinâmicas e interativas, com base nos materiais didáticos adotados pela rede como o Livro Didático do PNLD e os materiais do Programa Educa Juntos, assegurando que todas as propostas de aula estejam alinhadas aos objetivos pedagógicos propostos no currículo municipal e com aqueles que foram identificados como os que apresentam maiores dificuldades pelos estudantes.