Umuarama Prestando Contas
Mutirão da Saúde apresenta números positivos e atendimento continuará em julho
A secretária lembrou que em junho, a administração investiu em contratações para reduzir a fila por consultas com especialistas
01/07/2025 11h30
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Os festejos do 70º aniversário de Umuarama foram oficialmente encerrados ontem (30), com uma entrevista coletiva na Secretaria Municipal de Saúde, onde a secretária Lisbeth Scanavaca anunciou números parciais do Mutirão da Saúde – uma das ações mais importantes de toda a programação.

Durante o mês de junho, a administração municipal investiu mais recursos na contratação de médicos, laboratórios e leitos hospitalares para agendar procedimentos e reduzir a fila de espera por consultas com especialistas, exames clínicos e cirurgias eletivas. O resultado foi que várias especialidades tiveram a fila ‘zerada’, ou seja, foram encaminhadas todas as demandas que estavam represadas – algumas delas há mais de um ano.

“Até a manhã desta segunda-feira, liberamos 12.246 consultas com médicos especialistas, 77.593 exames e agendamos 681 cirurgias que só não foram realizadas – em sua totalidade – por conta da falta de leitos hospitalares, em consequência do aumento das internações devido a síndromes respiratórias graves”, anunciou Lisbeth Scanavaca.

Este é o caso da dona de casa Clécia Patrícia, mão do pequeno Arthur, moradora do Jardim Pimentel, que vive em Umuarama há cerca de 40 anos. Ela aguardou mais de um ano por uma consulta especializada para o filho, que teve aumento das adenoides e precisava de cirurgia. Durante o mutirão de saúde ela conseguiu não apenas a consulta, como também o procedimento cirúrgico, que já foi realizado. O menino se recupera bem e a mão agradeceu a iniciativa da Prefeitura.

“É por isso que priorizamos a saúde da população, em vez de contratar show e artistas caros para o aniversário da cidade. Neste aniversário a prioridade foi a saúde, o cuidado com o povo e a redução da fila de espera, e estes são os resultados”, comentou o prefeito Fernando Scanavaca

A secretária, que na coletiva estava acompanhada dos vereadores Lucas Grau e Ednei do Esporte, bem como do diretor-geral da Secretaria de Saúde, Hailton Joaquim de Oliveira, agradeceu toda a equipe envolvida e a atenção da imprensa na divulgação de ações importantes – como as duas edições do evento Saúde na Praça e o próprio mutirão –, e pediu apoio para fortalecer a importância da vacinação contra a gripe.

“Ainda estamos com baixos índices de cobertura nas faixas prioritárias. Notamos um aumento da procura nas ações de saúde deste mês, mas precisamos que mais pessoas – principalmente crianças, idosos e gestantes, além dos grupos de risco – procurem se vacinar. Só assim conseguiremos reduzir a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermarias, para avançarmos em outras áreas da saúde”, solicitou Lisbeth, reforçando que o atendimento ampliado continuará em julho, atendendo outras demandas que continuam represadas.