Umuarama foi um dos municípios paranaenses homenageados pelo prêmio Cristovam Buarque (Educação Integral), que representa um compromisso real com a transformação da escola pública, durante o 6º Congresso Internacional Novo Tempo da Educação, que celebrou ideias e práticas concretas em Curitiba, recentemente. No mesmo evento também foi entregue o prêmio Heloísa Lück (Gestão Educacional) para outros municípios.
O congresso reuniu lideranças da área de diversos Estados e destacou o salto da educação do Paraná, que passou do sétimo para o primeiro lugar nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O governador Ratinho Junior recebeu do Instituto Casagrande, que promove o evento, o prêmio ‘Político Humanizador’ por seu trabalho na transformação da educação dos paranaenses.
Ratinho destacou as estratégias adotadas em sua gestão para promover melhorias educacionais com um trabalho que envolve a rede estadual e os municípios, responsáveis pela educação básica. “Quando assumi a gestão nos debruçamos em experiências que tinham dado certo em outros lugares para trazer ao Paraná e fazer com que a nossa educação desse um salto de qualidade”, afirmou.
A secretária de Educação de Umuarama, Letícia Labiak, representou o município na premiação e disse que a administração municipal está engajada em expandir o atendimento em escolas integrais. Essa modalidade prevê uma formação global do estudante.
“Além da parte obrigatória, composta pelos componentes curriculares, as ETIs (Escolas em Tempo Integral) oferecem, em sua base diversificada, atividades de recreação, esportivas, aulas que estimulam o raciocínio lógico, como aulas de robótica, xadrez, inteligência motora, com aulas de capoeira, estímulos visuais, por meio do teatro, da dança da música e da fanfarra”, explica Letícia.
No contraturno, os estudantes também são assistidos com aulas de reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática. “Hoje, Umuarama conta com cinco unidades em tempo integral e nossa projeção para 2026 é aumentar ainda mais”, completou a secretária.
Iniciativas implantadas na rede estadual de ensino paranaense fizeram com que o Estado se tornasse referência. Entre elas estão programas como o Educa Juntos, em que o governo do Estado atua junto com os 399 municípios para promover a alfabetização na idade certa, o Mais Merenda e o Ganhando o Mundo.
Na sexta edição do congresso o tema foi Educação Integral, com ênfase no desenvolvimento socioemocional e na formação cidadã. O evento reuniu personalidades da área, como o ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, para palestras e formações.
Além do prêmio concedido ao governador, outras duas premiações foram entregues na cerimônia: o Prêmio Cristovam Buarque de Educação Integral, que valoriza prefeituras que implantaram políticas para ampliar a educação em tempo integral, e o Prêmio Heloísa Lück, voltado à gestão escolar.
O primeiro foi concedido aos municípios de Apucarana, Campo Largo, Cornélio Procópio, Curitiba, Maringá, Mauá da Serra, Morretes, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba e Umuarama. Já o segundo foi entregue às cidades de Assis Chateaubriand, Londrina, Ortigueira, Paranavaí e Toledo.