Umuarama Formação Cultural
Curso de Gestão e Produção Cultural inicia com foco na profissionalização do setor
Curso gratuito reúne agentes culturais para capacitação técnica e estratégica com foco em projetos sustentáveis
03/07/2025 11h00
Por: Alex Miranda
Assessoria/Secom

Iniciado na última segunda-feira (30), no Centro Cultural de Umuarama, o curso Gestão e Produção Cultural é uma iniciativa gratuita e profissionalizante promovida em parceria com a Lab Garra. Com 50 horas de formação, o treinamento é voltado para quem vive, cria ou trabalha com cultura no município e região, e é ministrado pelos profissionais Isadora Flores e Rogério Souza.

A cerimônia de abertura teve a presença do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira, que enalteceu a importância da capacitação para o desenvolvimento cultural da cidade. “É uma grande oportunidade de qualificação para os nossos agentes culturais. Essa ação contribui diretamente para o desenvolvimento de projetos mais estruturados e sustentáveis em Umuarama”, destacou.

Durante o próximo mês, os participantes terão acesso a uma formação ampla, com aulas teóricas, práticas e dinâmicas em grupo. O curso abordará uma variedade de conteúdos essenciais para a atuação na área cultural, entre eles contextualização da cultura e da produção cultural, ‘Cultura e Direito: Dimensão cidadã, democratização de acesso e acessibilidade’, a dimensão econômica da cultura e captação de recursos e diagnóstico cultural e dimensão simbólica da cultura.

Outros temas do conteúdo são leis de incentivo à cultura (nos âmbitos Federal e Estadual), princípios da gestão cultural, planejamento e execução de projetos, áreas Ambiental, Social e Governança (ASG), cultura e participação social, comunicação para projetos culturais, empreendedorismo, documentações, gestão de recursos e prestação de contas.

Com todas as vagas já preenchidas, o curso reúne artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados que buscam aprimoramento técnico e estratégico em suas práticas. “A iniciativa representa mais um passo decisivo rumo à valorização da cultura local, promovendo formação qualificada, fortalecimento de redes e estímulo à produção artística na região”, completou o chefe de Ação Cultural da Fundação Cultural de Umuarama, professor Alessandro Salgado.